Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, quinta, 15 de novembro de 2018

seguro-desemprego

Cursos ajudam a receber benefício

6 AGO 2012Por Osvaldo Júnior00h:00

Em Mato Grosso do Sul, 566 trabalhadores estão inscritos em cursos de capacitação como condição para receberem o seguro desemprego. A ação integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e visa, conforme o Ministério do Trabalho, ajudar o desempregado a retornar ao mercado. As capacitações são destinadas a trabalhadores com dificuldade de conseguir emprego e/ou que nos últimos dez anos tenham buscado o auxílio por três vezes ou mais, conforme o superintendente regional do Trabalho, Anízio Pereira Tiago.

“Há um descompasso entre o desenvolvimento econômico do País e a qualificação de mão de obra”, afirma Tiago. Segundo ele, a falta de capacitação é uma dos principais barreiras para o retorno do desempregado ao mercado de trabalho. “Se a pessoa acessa o seguro desemprego repetidas vezes ela está precisando se qualificar”, argumenta. 

A capacitação do desempregado atende à Lei do Seguro Desemprego (Lei 7.998/1990), que prevê a articulação entre o pagamento do benefício e a intermediação da mão de obra. O programa também provê assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa, ao trabalhador doméstico, ao trabalhador comprovadamente resgatado de regime de trabalho forçado ou da condição análoga à de escravo e ao pescador artesanal.

Leia mais no jornal Correio do Estado

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também