Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

PONTÃO DE CULTURA

Curso ensina produção de curta-metragem

25 OUT 2010Por 15h:20

De 29 de outubro a 7 de novembro será oferecido mais um módulo do curso de audiovisual do Projeto Mídias Contemporâneas Narrativas Populares, promovido pelo Pontão de Cultura Guaicuru do MS e apoiado pelo programa Oi Novos Brasis, do Oi Futuro. O tema do sétimo, e penúltimo módulo será Direção de Cinema e TV: realização de curta-metragem, sob o comando de Iván Molina.

Em setembro, Molina ministrou o módulo de Fotografia e Câmera, que rendeu a produção do curta-metragem Amar & Malamar*. Já para este módulo estão previstas as filmagens do curta Enterro, que conta a lenda do tesouro enterrado pelo general Solano Lopes, durante a guerra do Paraguai e do documentário Fim da Linha, sobre o impacto da ativação/desativação da linha férrea em Campo Grande (MS).

“Pretendo contribuir com o fortalecimento da cultura cinematográfica no estado, pois nos últimos anos o impulso desta área tem criado caminhos para manter essa linguagem a serviço de grupos sociais excluídos da história oficial”, diz o cineasta.

O curso de formação em produção audiovisual para cinema, TV e websérie é composto por oito módulos, ministrados entre junho e novembro de 2010 para 38 alunos do coletivo cultural – selecionados pelo Pontão Guaicuru. O material produzido será veiculado nos canais de TV regional, webtv e sessões de cinema livre. Sociólogo e cineasta formado pela EICTV - Escuela Internacional de Cine y TV San Antonio de Los Baños, em Cuba, é professor e diretor da ECA - Escuela de Cine y Artes Audiovisuales (em La Paz - Bolívia) além de membro da comissão do DOCTV - Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro.

Já esteve no Mato Grosso do Sul quatro vezes: coordenou as oficinas de produção audiovisual do Vídeo Índio Brasil (nos anos de 2009 e 2010), ministrou oficinas de cinema para indígenas em maio de 2010, parte do Projeto Ava Marandu – Os Guarani Convidam e o módulo de Fotografia e Câmera do projeto Mídias Contemporâneas Narrativas Populares.

Leia Também