ROBÔ

Curiosity usa câmera no braço para tirar autorretrato em Marte

Curiosity usa câmera no braço para tirar autorretrato em Marte
09/09/2012 00:00 - G1


O robô Curiosity, que está em Marte há um mês, usou uma câmera localizada em um de seus braços para tirar um autorretrato. A foto foi feita na sexta-feira (7) e divulgada sábado (8) pela agência espacial americana (Nasa). 

O que a princípio parece vaidade é, de fato, um teste para verificar se a câmera Mahli estava funcionando corretamente. A imagem foi captada intencionalmente com a tampa sobre a lente, para observar se ela estava livre de detritos que eventualmente pudessem danificar o equipamento.

A imagem também mostra as câmeras Mastcams, situada no mastro do veículo, e Chemcam. O ângulo do quadro reflete a posição da Mahli. Esta semana, outros instrumentos e ferramentas do Curiosity foram avaliados, por meio de imagens registradas pelas Mastcams e Navcams. 

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".