Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

Curiosity manda sua primeira foto colorida de Marte

Curiosity manda sua primeira foto colorida de Marte
08/08/2012 12:00 - terra


O jipe Curiosity, recém-instalado na superfície de Marte, já tirou a primeira foto colorida do seu entorno, enquanto uma sonda orbital fotografou os destroços deixado na descida do equipamento até o planeta, disseram cientistas na terça-feira.

A imagem colorida, tirada ainda com uma camada de poeira sobre a lente, mostra a borda norte da cratera Gale, onde o jipe de seis rodas, movido a energia nuclear, pousou na madrugada de segunda-feira, após mais de oito meses de viagem espacial.

A foto mostrou que um dos principais instrumentos do laboratório móvel, a câmera conhecida pela sigla Mahli (Realizador de Imagens de Marte com Lente Rígida, na sigla em inglês) está em boas condições operacionais.

Essa câmera pode fazer imagens detalhadas e aproximadas de rochas e outros objetos, ou então amplos panoramas das paisagens marcianas.

O Curiosity é parte da primeira missão de astrobiologia da Nasa desde o lançamento das sondas Viking, na década de 1970. O projeto, de 2,5 bilhões de dólares, exigiu uma ousada operação para fazer a sonda penetrar na tênue atmosfera marciana e pousar no fundo da cratera.

Felpuda


Alguns políticos estão se aproveitando deste momento preocupante de pandemia para sugerir projetos oportunistas que, em alguns casos, são de resultados extremamente duvidosos. O mais interessante – para não dizer outra coisa – é que se for analisado o desempenho normal dessas figuras, verifica-se que essa preocupação toda nunca esteve no topo das suas prioridades. Ano eleitoral é assim mesmo. Lamentável!