Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

CASA

Cuidados com a iluminação de natal

12 DEZ 2010Por Da Redação09h:10



O Programa Casa Segura, criado com o objetivo de alertar a população sobre os riscos de acidentes elétricos, preparou agora para o fim do ano algumas dicas para evitar que a iluminação natalina seja a causa de acidentes e tragédias.
Cada vez mais residências e empresas têm usado cordões luminosos e as tradicionais lâmpadas pisca-pisca na decoração de Natal. Nessa época a população se mobiliza para decorar as fachadas com recursos cada vez mais sofisticados e criativos, mas muitas vezes esquecem de se precaver na hora do manuseamento dos apetrechos.
Para que toda esta iluminação e enfeites que ajudam a criar um clima para o Natal não sejam causa de acidentes (como choques elétricos, incêndios e curtos-circuitos), alguns cuidados devem ser adotados na hora da instalação, manutenção e operação dos artefatos luminosos.
Seguem algumas orientações que o Programa Casa Segura selecionou para que esse fim de ano seja verdadeiramente um período de muita luz sem ocorrência de acidentes.
 · Escolha com cuidado os cordões de luz, mangueiras e pisca-piscas. Eles devem ser de boa procedência e certificados pelos institutos controladores de qualidade.
· Antes de instalar os artefatos, especialmente os já utilizados anteriormente, verifique sua condição geral e preste atenção às emendas e à película plástica isolante. . Emendas e conexões devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade.
· Assegure-se de que a capacidade e a resistência dos condutores, tanto da fonte de energia quanto dos enfeites em si, sejam compatíveis com a carga elétrica requerida, observando o correto dimensionamento de cabos e fios. Essa é a forma de evitar que os fios derretam ou provoquem curtos-circuitos que podem levar a incêndios.
· Confirme se a tensão das lâmpadas é compatível com a tensão da rede.
· Só ligue o equipamento na tomada após a conclusão da montagem, para evitar acidentes por falhas no isolamento de fios ou nas emendas. E lembre-se que somente um aparelho elétrico deve ser ligado em cada tomada.
· Nunca toque na fiação nem substitua lâmpadas queimadas com o aparelho ligado à fonte de energia.
· Na ornamentação de exteriores (como fachadas, jardins, varandas e grades), o cuidado deve ser redobrado. A umidade e a presença de água são fatores que elevam bastante a probabilidade de acidentes.
· Não instale objetos decorativos nas proximidades da rede pública de energia e jamais use os postes para ornamentação. As condições de tensão de operação e a intensidade da corrente elétrica que transita pelas redes podem provocar acidentes fatais.
· Finalmente, não faça nenhuma instalação se você não tem conhecimento prévio de segurança elétrica. O correto é contratar um profissional habilitado para orientá-lo na aquisição de dispositivos e para realizar a instalação.

Leia Também