Campo Grande - MS, sábado, 18 de agosto de 2018

tecnologia

Criminosos criam site falso para doações a vítimas de terremoto no Japão

17 MAR 2011Por folha online13h:28

Um site falso, hospedado nos Estados Unidos, estava arrecadando doações para supostamente entregá-las às vítimas do terremoto do Japão.

De acordo com a empresa de segurança na internet Trend Micro, o site --cujos endereço e IP foram fornecidos apenas parcialmente-- estava no ar até ontem.

Além de hospedar um site de phishing (fraude eletrônica que consiste em roubar dados dos internautas), os cibercriminosos por trás deste ataque também alteraram o recurso de blog do website e inseriram posts que se parecem com publicidade --possivelmente com o intuito de aumentar o ranking do site em ferramentas de busca, segundo informou a empresa em nota.

"Esses ataques são comuns, pois os criminosos virtuais costumam se aproveitar de desastres naturais como o furacão Katrina, em 2005, o furacão Gustav, em 2008, e o terremoto em Sichuan, na China, em 2008. O mais recente ataque deste tipo explorou o terremoto no Haiti, em 2010. Diante desse quadro, a Trend Micro recomenda que os internautas escolham organizações confiáveis para fazer doações", diz a companhia.
 

Leia Também