quinta, 19 de julho de 2018

descobertas

Crianças inglesas de oito anos publicam estudo em revista científica

25 DEZ 2010Por AFP17h:00

Um grupo de crianças britânicas com idade entre 8 e 10 anos teve seu projeto escolar sobre abelhas publicado na prestigiada Royal Society, o primeiro caso como este no mundo científico, informou a publicação nesta quarta-feira.

Os alunos da escola primária Blackawton, do condado de Devon, no sudoeste inglês, pesquisaram, em um cemitério local, como as abelhas veem cores e padrões utilizando uma série de experimentos .

Os resultados descobertos pelas 25 crianças, e redigidos com um cientista que vive na região, foram publicados na Biology Letters, uma revista científica publicada pela Royal Society.

"O campo de visão de cores e padrões dos insetos é geralmente pouco compreendido e as conclusões apresentadas pelas crianças representam um avanço real nessa área", informou a Royal Society em um comunicado.

O diretor da escola, Dave Strudwick, disse que seus alunos "idealizaram, conduziram e escreveram um experimento que resultou em descobertas genuinamente originais, então eles merecem ser publicados".

As crianças utilizaram padrões desenhados com lápis de cor para ver se os insetos iriam para água com açúcar e evitariam a água salgada.

"Nós descobrimos que as abelhas podem utilizar uma combinação de cor e relações espaciais para decidir quais cores de flores devem procurar (em busca de comida). Também descobrimos que a ciência é interessante e divertida, porque você começa a fazer coisas que ninguém nunca fez antes", concluíram as crianças.

O editor da Biology Letter, Brian Charlesworth, afirmou que o projeto das crianças foi "o primeiro no mundo em alta qualidade de publicação científica".

Leia Também