Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, segunda, 19 de novembro de 2018

Cresce intercâmbio de trabalho voluntário no exterior

15 JUL 2012Por ig13h:00

Além de viajar para aprimorar o conhecimento de um idioma, brasileiros estão escolhendo uma atividade voluntária, seja pelo lado pessoal ou profissional. A turismóloga Mariana Chibebe, de 34 anos, escolheu ser voluntária em Istambul, na Turquia. Ela trabalhou durante um mês em uma fundação de arte que preserva a arte otomana, dando aula de inglês para a comunidade local e recepcionando turistas que visitavam o local e compravam as cerâmicas Ebru, produzidas na instituição.

Duas vezes por semana, Mariana trabalhava em um abrigo com 400 cachorros e gatos, ajudando na alimentação e cuidado com os animais. “A Turquia tem uma forma diferente de tratar os animais. Há muitos nas ruas e as pessoas deixam potinhos de ração e água para eles. A interação com a natureza é maior, e em uma cidade grande, do tamanho de São Paulo. Ou seja, é possível viver outra lógica”, conta. Para ela, conhecer a cidade além da parte turística foi um dos maiores ganhos da viagem.

Há diversas opções de trabalho voluntário no exterior, como trabalhar em reservas ecológicas, abrigos de animais, escolas, orfanatos, asilos, ONGs e unidades de atendimento de saúde (para profissionais desta área). Os destinos são países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, principalmente do continente africano e asiático – há também opções na América do Sul e Oriente Médio.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também