Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

DRAMA

Crack está em 98% das cidades, revela Confederação Nacional dos Municípios

13 DEZ 2010Por 17h:15

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que de um universo de 3.950 municípios, em 98% dessas cidades o crack ou outra droga estão presentes. O levantamento abrangeu 71% das prefeituras do país, que foram questionadas sobre a presença ou não das drogas e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à prevenção e ao controle do uso.

Nos municípios pesquisados, 91,57% informaram que não têm um programa próprio de combate ao crack, e apenas 14,7% disseram possuir o centro de atenção psicossocial.

Dos municípios que disseram ter programa de combate ao uso de crack, 299 expuseram ações de orientação à população e 281 disseram que desenvolvem ações de prevenção de uso de drogas.

Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o quadro mostra uma situação "terrível" que exige integração das políticas federais, estaduais e municipais. Ziulkoski denunciou o não repasse dos recursos Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack. Segundo ele, ainda não foi liberado nenhum centavo dos R$ 482 milhões previstos programa, lançado em maio pelo presidente Lula.

O prazo para apresentação dos projetos terminou dia 29 de novembro, porém os editais para que as prefeituras pudessem receber o dinheiro só foram lançados no começo de novembro.

Fonte: O Globo

Leia Também