Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, quarta, 21 de novembro de 2018

decoração

Cozinha tradicional também pode ter projeto requintado

4 AGO 2012Por terra00h:00

Em geral, quando se fala em cozinha bonita, vêm à mente as integradas à sala ou as americanas. Mas as tradicionais, que não se ligam a outros cômodos a não ser por meio das portas, também podem ter decoração caprichada.

“A cozinha não precisa necessariamente combinar com o resto da casa”, afirma a arquiteta Érika Linardi, da Linardi Marcon Arquitetura e Interiores, de São Caetano do Sul (SP). Ela teve um cliente que pediu especificamente que esse ambiente ficasse diferente dos outros lugares da residência. Foi escolhido um estilo moderno, com predominância do preto e do branco, complementado por eletrodomésticos de tons escuros e design arrojado.

Exatamente por não estar exposta a outros cômodos, a cozinha fechada permite algumas ousadias. A designer de interiores Rosa Tieppo, da Tieppo Arquitetura, de São Paulo, recomenda aos mais aventureiros que os tons sejam mais fortes. “É legal fugir um pouco do branco nos móveis.”

Ajuda muito, para isso, a grande variedade de produtos para cozinha. “Hoje, há muitas peças com design diferenciados e materiais diversos para serem usados nesse cômodo”, diz Rosa. Ela lembra, por exemplo, que o ladrilho hidráulico dá um efeito muito bonito ao piso. Além disso, o azulejo não precisa mais ser o rei da cozinha. “Existem outros revestimentos interessantes, como pastilhas, vidros, inox e até mesmo adesivos, que as pessoas trocam com facilidade quando enjoam”, explica a designer.

Ficar diferente, no entanto, não é regra. O importante, para Érika, é que o cômodo tenha a cara do dono. Foi por isso que, em outro projeto, ocorreu justamente o contrário: a decoração acompanhou o resto da residência. “A cliente pediu essa integração, e os toques de azul combinam com o resto da residência de praia, em que predomina essa cor.”

A arquiteta também fez um projeto levando em conta as necessidades de um casal de idosos. Optou por cores sóbrias e colocou granito na pia e na parede. “Isso facilita a limpeza e deixa bonito.” O toque de charme ficou por conta de uma pequena mesa para refeições, virada para uma janela que dá para um jardim interno.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também