Campo Grande - MS, sábado, 18 de agosto de 2018

ETH BIOENERGIA

Costa Rica ganha ações de sustentabilidade

31 MAI 2011Por DA REDAÇÃO00h:00

A ETH Bioenergia realizou na semana passada, em Costa Rica (MS), a cerimônia de lançamento do Programa Energia Social para Sustentabilidade Local, iniciativa que visa fomentar projetos autossustentáveis nos municípios de atuação da empresa. A solenidade contou com a presença do Superintendente do Polo Araguaia da ETH, Fabiano Zillo; da responsável pela área de Sustentabilidade na empresa, Carla Pires; do prefeito de Costa Rica, Jesus Queiroz Baird; e de lideranças locais.

Desde 2010, esta iniciativa já está em andamento em Nova Alvorada do Sul, município onde fica a Unidade Santa Luzia da ETH e Rio Brilhante, onde está localizada a Unidade Eldorado, ambas no estado de Mato Grosso do Sul. O Programa também já foi implantado nas demais cidades localizadas ao redor dos outros polos de atuação da empresa – Araguaia, São Paulo e Goiás.

“Queremos contribuir para a melhoria das condições socioeconômicas e ambientais das regiões próximas às nossas unidades produtivas”, comenta Genésio Couto. “Nessa primeira etapa do Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local em Costa Rica, vamos trabalhar para identificar as lideranças da cidade e sensibilizar as pessoas para iniciar as discussões sobre as principais necessidades de melhoria do município”, finaliza.

A iniciativa tem como compromisso a gestão participativa, reunindo empresa, governo local e comunidade na elaboração de ações e no direcionamento de investimentos voltados para cultura, educação, atividades produtivas, saúde, segurança e preservação ambiental. Tudo em busca da melhoria da qualidade de vida local.

O Instituto 5 Elementos, responsável por desenvolver programas de fomento às redes socioambientais e de sustentabilidade, apoia a gestão participativa e mobilização comunitária do Programa em todas as regiões. A proposta é formar uma rede com representantes da ETH, dos governos municipais e lideranças comunitárias, formando um Conselho Comunitário e quatro Comissões Temáticas para desenvolver ações e administrar os investimentos que estejam dentro dos critérios do Programa.

 ETH Bioenergia

A ETH Bioenergia atua na produção de etanol, cogeração de energia elétrica a partir da biomassa e açúcar, produtos destinados ao mercado interno e internacional. Controlada pela Odebrecht S.A, a empresa tem a inovadora proposta de integrar produção e comercialização, além de criar valor por meio de Competitividade, Sustentabilidade e Desenvolvimento de Pessoas.

A empresa investe R$ 7,3 bilhões para levar suas nove Unidades, sete já em operação e duas a serem inauguradas no segundo semestre deste ano, à capacidade máxima de produção, gerando 3 bilhões de litros de etanol e 2.700 Gwh de energia elétrica em 2012.

Atualmente a empresa possui sete Unidades em operação, sendo duas adquiridas e cinco projetos greenfields, nos Estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Em 2010, a ETH concluiu a implantação de mais duas Unidades – Morro Vermelho (GO) e Alto Taquari (MT), inauguradas em agosto e novembro, respectivamente. Outras duas unidades, Costa Rica (MS) e Água Emendada (GO), entram em operação em 2011.

Leia Também