Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

Cosan inaugura usina de açúcar e álcool adquirida da Nova América

18 SET 2010Por 07h:18

Cícero Faria, Dourados

O Grupo Cosan inaugura no próximo dia 22 a sua unidade sucroalcooleira e energética de Caarapó. A usina foi adquirida no ano passado da Nova América, denominação mantida. Na época, estima-se que a dívida herdada seria de R$ 723 milhões. Esta é a 22ª usina a entrar em operação no Estado e fica localizada a 15 quilômetros da BR-163, a cerca de 60 km de Dourados.
A Cosan não informou ainda o investimento nesta indústria,  mas a sua capacidade total instalada é para a moagem de 14.000 toneladas de cana por dia, o que garantirá a produção de 20 mil sacos de açúcar/dia; mais 450 mil litros de etanol/dia; e geração de  77,60 MW de energia elétrica, a partir do bagaço da cana.
A Cosan, presidida por Rubens Ometto Silveira Mello,  é  uma das maiores produtoras, comercializadoras e exportadoras de açúcar e etanol, além da maior geradora mundial de energia elétrica a partir do bagaço da cana. É dona das marcas União e Da Barra.
Com capacidade de moagem de 60 milhões de toneladas de cana na safra 2009/2010, a empresa detém uma participação aproximada de 10% no mercado brasileiro. As operações com açúcar e etanol são realizadas através de 23 usinas, quatro refinarias e dois terminais portuários, sendo um para o açúcar e outro para o etanol.
Esse grupo industrial é formado pela Cosan Açúcar e Álcool, Cosan Alimentos, Cosan Combustível e Lubrificantes  (Esso e Mobil), Radar Propriedades Agrícolas, e Rumo Logística, com instalações no porto de Santos (SP).

Leia Também