Campo Grande - MS, terça, 14 de agosto de 2018

2012

Corumbá será enredo de escola de samba do Rio

12 ABR 2011Por 16h:21

Corumbá vai ser enredo da escola de samba Inocentes de Belford Roxo, integrante Grupo de Acesso do carnaval do Rio de Janeiro. A confirmação foi feita nesta terça-feira, 12 de abril, pelo presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), José Martinez. Ele informou que a agremiação da Baixada Fluminense vai contar, no desfile de 2012, as lendas e histórias da maior cidade do Pantanal sul-mato-grossense.

Zezinho, como é mais conhecido o dirigente da Liesco, contou a este Diário que o presidente da Inocentes de Belford Roxo, Reginaldo Gomes, esteve em Corumbá, há cerca de duas semanas, e informou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira que a agremiação terá a cidade como tema para o enredo do ano que vem.

O presidente da Liesco disse ter visitado o barracão da Inocentes, quando chegou a sugerir a possibilidade "pela riqueza da história e cultura da cidade; o Pantanal e diversas lendas", mas, ficou sabendo que a agremiação decidiu ter Corumbá como tema somente quando o presidente da escola - que também comanda a Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso (Liesga) - veio ao município no final de março.

"É muito importante para o carnaval corumbaense e para a própria cidade essa divulgação. Vamos levar Corumbá para o mundo, tamanha a dimensão que tem o carnaval do Rio de Janeiro. O desfile é transmitido ao vivo pela TV Bandeirantes", afirmou o presidente da Liesco ao comentar as proporções que a iniciativa da Inocentes de Belford Roxo tem.

Martinez ressaltou que o presidente da Inocentes aceitou outra sugestão da Liesco. "Comentamos da possibilidade de nossos compositores participarem da escolha do samba-enredo da escola. Teremos aqui uma eliminatória", afirmou antecipando que o vencedor local terá o direito de participar da final da definição do samba na quadra da escola, em Belford Roxo.

A decisão de destacar Corumbá como enredo vai garantir intercâmbio entre a agremiação fluminense e as escolas filiadas à Liesco. "Vamos reunir todas as escolas para subsidiar o carnavalesco da Inocentes com material para a montagem do enredo e aproveitar capacitações que vão nos passar", declarou Zezinho.

O carnavalesco, Wagner Gonçalves, da escola do estado do Rio de Janeiro, vai fazer visitas a Corumbá para concluir a pesquisa em torno dos temas que vão compor o enredo da agremiação na Marquês de Sapucaí.

"Quando a Beford Roxo passar na avenida, já pensou ver ali a história, as lendas; tradições e o Pantanal de Corumbá passando? Imagina ser campeã do Grupo de Acesso e subir para o Grupo Especial tendo Corumbá como tema do enredo? Vai ser fantástico", finalizou José Martinez já vislumbrando a possibilidade de ter uma comissão corumbaense prestigiando o desfile da Inocentes de Belford Roxo no ano que vem.

Sem condicionante

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha, reforçou que foi procurado pela diretoria da agremiação há cerca de 15 dias. "Eles gostaram da alegria do nosso povo e viram que o carnaval também é uma raiz nossa. O carnaval do Rio é vitrine e a gente ter uma escola contando a história de Corumbá, nos envaidece muito, ficamos mais orgulhosos. A passarela do samba carioca irá apresentar Corumbá ao mundo. É uma escola do grupo de acesso, mas que é muito concorrido, as pessoas vão assistir e tenho certeza que vai ser mais um espaço de divulgação do potencial da nossa terra", frisou ao Diário.

O prefeito também enfatizou que "em nenhum momento, a escola de samba condicionou a escolha do tema ao repasse de recursos financeiros pelo Município", e ressaltou ainda que a Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal de Corumbá irá repassar à agremiação, todas as informações necessárias sobre a história e a cultura corumbaenses, fidelizando a preparação do enredo. (matéria editada para acréscimo de informação). Fonte: Diário Corumbaense (www.diarionline.com.br).

Leia Também