TEMPO SECO

Corumbá registra mais de 300 focos de incêndio

Corumbá registra mais de 300 focos de incêndio
06/08/2012 11:55 - Diário Online


Agosto começou, em Corumbá, com números alarmantes. Somente entre os dias 1º e 05 deste mês, o município pantaneiro registrou 316 focos de queimadas, superando os 243 ocorridos em julho. Os dados são da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O quadro gera muito trabalho para o Corpo de Bombeiros, que atua com mais frequência na área urbana, onde a prática da queima de lixo espalha o fogo descontrolado por terrenos baldios. Os incêndios geram chamados não apenas para o combate do fogo, mas também para ajudar em problemas de saúde. Muitas solicitações de pessoas com problemas respiratórios também tem chegado aos bombeiros através do telefone de emergência 193.

O Prevfogo, que atua no município desde 2008, tem a tarefa com sua brigada de incêndio de controlar as chamas em área rurais no Pantanal, onde o hábito cultural de renovar as pastagens com o uso do fogo se torna extremamente danoso não apenas para a flora, mas também para a fauna, uma vez que muitos animais se tornam vítimas das chamas que se alastram sem controle. 

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".