Campo Grande - MS, sábado, 18 de agosto de 2018

SEGURANÇA

Corumbá recebe gabinete de gestão integrada

29 ABR 2011Por da redação00h:02

O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli instalam nesta sexta-feira (29) em Corumbá, o Gabinete de Gestão Integrada Aliança (GGI/Aliança) e realizam reunião preparatória para reativação do Comitê de Fronteira Corumbá (MS) e Puerto Suárez (Bolívia). A ação visa intensificar as políticas de enfrentamento aos crimes na faixa de fronteira, bem como fortalecer a integração entre o Brasil e a Bolívia, no que se refere ao combate à criminalidade.

O encontro, acontece no Sindicato Rural do município, às 9 horas e irá reunir autoridades federais e estaduais da segurança pública, integrantes do Executivo dos municípios de Corumbá e Ladário e da província boliviana de Puerto Suárez, membros Ministério Público e do Judiciário, Receita Federal, representantes do Exército, Marinha, Aeronáutica e das forças de segurança da Bolívia.

“O GGI/Aliança pólo Corumbá/Ladário pretende estabelecer ações integradas e articuladas, visando a cooperação mútua para a prevenção e repressão na fronteira, principalmente delitos ligados aos roubos e furtos de veículos e tráfico de armas e drogas”, informou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini.

Uma das principais competências do Gabinete de Gestão Integrada Aliança Corumbá/Ladário é promover a integração entre os órgãos da justiça criminal e defesa social no combate ao crime organizado e ao tráfico ilícito de entorpecentes. São considerados membros natos do GGI Aliança representantes dos seguintes órgãos: Batalhão da Polícia Militar, Delegacia Regional da Polícia Civil, Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Operações de Fronteira, representante da Superintendência de Assistência Socioeducativa e representantes da Agencia Estadual de Administração do Sistema Penitenciário e da Coordenadoria Geral de Perícia. Os demais órgãos, poderão atuar no colegiado , como convidados.

Conheça o GGI

O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) é um fórum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem. Visa coordenar o Sistema Único de Segurança Pública nos Estados, conforme termo de convênio celebrado entre a Unão, por intermédio do Ministério da Justiça, (Secretaria Nacional de Segurança Pública), e os Estados Federados, por suas Secretarias de Segurança Pública e Defesa Social.

Os Gabinetes estaduais melhoram a articulação entre polícias Civil e Militar, bombeiros, guarda municipal, Polícia Federal e Rodoviária Federal, além de outras instituições de segurança do Estado. Essa integração permite aperfeiçoar a gestão da segurança pública e responder com mais rapidez aos pleitos da área.
 

Leia Também