Terça, 12 de Dezembro de 2017

MANTEGA

Corte no orçamento vai manter solidez fiscal

28 JAN 2014Por FOLHA PRESS13h:10

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje que o corte no orçamento de 2014 será o bastante para "manter a solidez fiscal e a estabilidade da divida líquida brasileira", mas não adiantou números.

Segundo o ministro, que falou com jornalistas na entrada do ministério, o tamanho do corte deve ser definido e anunciado apenas em fevereiro.
Câmbio

Questionado se a alta do dólar, que hoje chegou ao patamar de R$ 2,42, é preocupante para a inflação, Mantega disse que a volatilidade cambial não é exclusividade do Brasil, e que, no cenário global, o país está bem.

"Alguns países sofrem mais, outros menos. O Brasil, por exemplo, tem muitas reservas. Temos uma divida externa pequena, na verdade, como temos mais reservas do que dívida."

Mantega disse ainda que se trata de um momento de acomodação da economia internacional, que pode ser transitório, causado principalmente por dois motivos: a redução de estímulos anunciada pela equipe econômica dos Estados Unidos e a perspectiva de menor crescimento da China.

"Quando a China cresce menos, ela consome menos commodities, isso afeta os mercados. Quando caem os preços das commodities, as moedas de desvalorizam", afirmou. 

Leia Também