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Corpo

Corro e jogo futebol. Estou liberado da musculação nas pernas?

28 ABR 2011Por IG22h:40

Malhar as pernas pode proteger de lesões na prática do esporte. Luciano Oliveira do Valle é coordenador de fitness da academia Corpus, de Curitiba (PR): "Não. Quem corre, joga futebol ou faz qualquer outro tipo de esporte também precisa reservar um tempo para praticar musculação.

Ao contrário do que uma boa parte das pessoas pensa os exercícios com pesos não têm como único objetivo melhorar a estética corporal. Com o treino de musculação é possível conquistar músculos mais fortes e resistentes, o que contribui para a prevenção de dor e de vários tipos de lesões.

Além disso, os exercícios com pesos ajudam a aprimorar o desempenho nas mais diversas modalidades esportivas, pois os músculos “respondem” melhor aos estímulos (o praticante tem uma velocidade de reação maior e também mais força).

Portanto, praticar qualquer tipo de atividade, como correr e jogar futebol, não exclui a necessidade de fazer musculação, até porque são exercícios com objetivos diferentes. A caminhada e a corrida, por exemplo, têm como finalidade melhorar o sistema cardiorrespiratório. Esse trabalho, somado ao treinamento muscular, deixam a pessoa mais apta e condicionada para realizar qualquer modalidade.

É preciso ressaltar que ainda que certas regiões sejam enfatizadas em alguns esportes (como as pernas, no caso do futebol e da corrida). A planilha de treino com pesos deve conter exercícios para o corpo todo, pois é fundamental trabalhar a musculatura proporcionalmente. Assim, evita-se futuros problemas posturais. O ideal é se dedicar à musculação cerca de três vezes por semana.

Para quem deseja melhorar a parte estética, recomenda-se aumentar essa frequência (respeitando o nível de condicionamento, é claro). A prática de exercício aeróbico acompanha essa orientação."

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