Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Saúde

Corrida: saiba como prevenir 4 problemas comuns nos pés

1 SET 12 - 00h:00Terra

Praticar corrida ajuda a manter a saúde e a forma física. Mas também pode trazer alguns problemas aos pés. Confira abaixo quatro incômodos comuns e descubra como preveni-los. Os dados são do site FitSugar.

1. Unhas pretas
Quando o tênis não se encaixa bem, os pés podem deslizar para frente a cada passo. Isso pode ferir a unha, fazendo-a sangrar por baixo, o que é chamado de hematoma subungueal. O problema causa dor e, eventualmente, perda da unha. Para prevenir, certifique-se de que o tênis não está apertado ou grande demais. Outra dica é manter as unhas aparadas.

2. Fasceíte plantar
Uma das causas mais comuns de dor no calcanhar é a fasceíte plantar. Costuma afetar mais mulheres e é uma inflamação da faixa resistente que liga o osso do calcanhar à base dos dedos do pé. Se o ligamento fica esticado demais, leva à dor. Para evitar, procure um tênis específico para o seu tipo de pé. Não use o calçado por mais tempo que o recomendado. Não corra distâncias extremamente longas em superfícies muito duras.

3. Bolha
A pele dos seus pés pode ser espessa e dura, mas, quando exposta ao atrito constante, umidade e calor, pode acumular fluido entre as camadas superior e inferior da pele. A bolha que se forma é dolorosa e pode levar a uma infecção. Para evitar, verifique se o tênis se encaixa bem ao seu pé. Ao comprar um novo, comece a usá-lo gradualmente, primeiro para caminhadas e, depois, para correr distâncias curtas. Use meias que absorvem o suor. Ao notar uma bolha, não cutuque e coloque um curativo adesivo.

4. Fissura no calcanhar
Quando o pé está muito seco, o impacto constante pode levar a fissuras no calcanhar. Algumas são profundas o suficiente para sangrar e abrir espaço para infecções. A maneira de fugir do problema é passar suavemente pedra pomes nos pés durante o banho, o que elimina células mortas. Depois, hidrate-os. 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

ECONOMIA

Guedes quer ajustar relatório da reforma

AJUDA FINANCEIRA

Governador decide amanhã se vai aderir ao plano Mansueto

Reunião com equipe já está marcada
BRASIL

PF destrói 1,2 mil tonelada de maconha na fronteira com o Paraguai

BRASIL

Assassinato de ator e seus pais completa uma semana; filha presta homenagem

Mais Lidas