quarta, 18 de julho de 2018

AO ANO

Copom confirma expectativa e eleva Selic para 11,25%

19 JAN 2011Por ESTADÃO19h:33

O Comitê de Política Monetária elevou nesta quarta-feira (Copom) a Selic em 0,5 ponto, para 11,25 por cento ao ano, em linha com as expectativas do mercado.

"O Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 11,25 por cento ao ano, sem viés, dando início a um processo de ajuste da taxa básica de juros, cujos efeitos, somados aos de ações macroprudenciais, contribuirão para que a inflação convirja para a trajetória de metas", disse o órgão, em comunicado após a decisão.

Esta foi a primeira reunião do Copom sob o comando do novo presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, e também a primeira do governo Dilma Rousseff. A próxima reunião será realizada nos dias 1º e 2 de março.

A alta faz o Brasil ficar ainda mais atrativo para os investidores internacionais, já que aumenta a já enorme diferença entre os juros aqui dentro e no exterior. A Selic é a mais alta taxa básica do mundo, tanto em termos reais (cálculo que desconta a inflação) quanto nominais. Nos países desenvolvidos, os juros estão próximos de zero.

Leia Também