Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Disputa eleitoral

Convencido por Vander e Reinaldo, Alcides Bernal reforça oposição

2 JUL 12 - 00h:02DA REDAÇÃO

Decididos a levar a disputa pela Prefeitura de Campo Grande para o segundo turno, os principais rivais do postulante governista Edson Giroto (que terá como vice Dagoberto Nogueira) - o tucano Reinaldo Azambuja e o petista Vander Loubet - conseguiram convencer o deputado estadual Alcides Bernal, do PP, a entrar na arena. Assim, a oposição ganha reforço e alento na entativa de impedir que o ungido do governador André Puccinelli e do prefeito de Campo Grande Nelsinho Trad faça da campanha um ‘‘passeio’’ sem maiores percalços e, ao mesmo, blindando-se contra o ''tratoraço'' que se verificou no período de definições de candidaturas.

Para Reinaldo e Vander, a pulverização de candidataturas - na disputa estão ainda o PV, o PSTU e o Psol - é um somatório favorável.No segundo turno, o jogo volta a ser zero a zero. E um detalhe: no caso dos três,  quem for o favorito nas urnas para a segunda etapa do pleito, terá os outros dois caminhando juntos. Isso é o que teria ficado acertado.

Diante disso e para evitar revezes, a semana começa provavelmente com a equipe de Giroto tendo que se debruçar para analisar como mexer nas peças do tabuleiro de campanha, mesmo o governista contando em seu arco de aliança com 16 siglas.

O governador André Puccinelli - o comandante-em-chefe da campanha da situação - sabe como é isso, ou seja, nem sempre chega ao pódio quem demonstra maior musculatura nas panturrilhas no sinal de partida. Quando ele disputou a Prefeitura de Campo Grande pela primeira vez, aparecia “lá embaixo” nas pesquisas. No topo, figurava o ex-prefeito Levy Dias.

A vontade do eleitor levou  André para o segundo turno com José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, de quem viria ganhar com pouco mais de 400 votos. Em política, Ignorar adversário ou aquele que ameaça de alguma forma não é de bom alvitre, além de ser arriscado. André viu o que ocorreu com o ''favorito'' daquela época. E no sábado, por exemplo, André dava como favas contadas a vinda de Bernal para suas hostes.

Atuou para isso para evitar que seu 'favorito' fosse abatido em pleno voo (campanha).

Depois de muitas especulações e com o pré-candidado do PP quase jogando a toalha, o quadro se modificou em reuniões que se estenderam durante toda a noite. André Puccinelli tentou, mas Reinaldo Azambuja e Vander Loubet articularam, e muito, para que Bernal não fosse a lona deixando o gongo tocar antecipadamente.Foram mais convincentes e venceram o round contra o governador.

Nesta segunda-feira (02), já passado o agito da pré-convenção, o petista Vander Loubet concederá coletiva para falar de sua chapa de vereadores, do vice cabo Almi (deputado estadual) e de programa de Governo e para fazer análise de como será a disputa ao longo dos meses até outubro.

Alcides Bernal também dará entrevista nesta segunda-feira (02) quando deverá anunciar o nome de seu vice. A grande expectativa é, também, de como vai manter a estrutura de campanha.

Giroto por sua vez agirá com (aparente) otimismo.

 “Tratorar” é um ‘‘verbo’’ em voga num embate político onde passado é passado (vide as alianças) e o presente é o detalhe do qual um dos grupos espera garantir o futuro em 2014, assegurando o que tem em mãos, contra a ambição política de outros.

Leia mais no jornal Correio do Estado

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Governo abre inscrições para professores temporários
OPORTUNIDADES

Governo abre inscrições para professores temporários

PAGOU O PATO

Homem é esfaqueado 5 vezes após briga de mulheres

Marido inconformado quis se vingar de briga
Escolas da rede municipal contarão com lousas digitais
CAMPO GRANDE

Escolas da rede municipal contarão com lousas digitais

Trad alfineta vereadores em veto de projeto: "se voltar a assuntos carentes"
CAMPO GRANDE

Trad alfineta vereadores: "se voltar a assuntos carentes"

Mais Lidas