sábado, 21 de julho de 2018

GRAVIDEZ

Controlar consumo de sal na gestação é essencial ao bebê

8 JAN 2011Por Veja13h:44

Pesquisa feita na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) aponta que uma dieta com elevado consumo de sal durante a gestação poderá gerar indivíduos que, na idade adulta, terão hipertensão arterial. Por outro lado, se o consumo de sal durante a gravidez for baixo, o problema pode ser o desenvolvimento de resistência à insulina.

Esses são alguns dos resultados obtidos em estudos feitos com ratos pela equipe do professor Joel Claudio Heimann, livre-docente da FMUSP, que investiga os efeitos das alterações no ambiente perinatal, que engloba o período de gestação até o final da lactação.

No mundo, um em cada cinco indivíduos com idade superior a 18 anos apresenta hipertensão arterial. No Brasil, entre 22% e 44% da população adulta é portadora dessa síndrome. As consequências da hipertensão crônica são o surgimento, muitas vezes sem sintomas, de lesões em órgãos-alvo - angina ou infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, episódio isquêmico ou acidente vascular cerebral, complicações renais, entre outros.

A hipertensão arterial é a causa de 40% das mortes por acidente vascular e 25% das mortes por doença arterial coronariana.

Leia Também