Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

GRUTA DO LAGO AZUL

Construção das novas escadarias terá início

23 ABR 11 - 00h:00BONITO INFORMA

Serão iníciadas na próxima semana as obras de construção das novas escadarias e dos novos banheiros do receptivo da Gruta do Lago Azul, um dos atrativos mais conhecidos de Bonito.

O projeto foi elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e conta com a aprovação dos órgãos responsáveis.

De acordo com a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio do município a realização das obras não interromperá as visitações.

As novas escadarias terão formato circular e serão construídas com pedras da própria região, semelhantes às existentes na gruta. Os objetivos principais das mudanças são os de garantir maior segurança durante o trajeto, possibilitando também que os grupos entrem por uma extremidade e saiam por outra - facilitando o trânsito no interior do local. Atualmente existe apenas um caminho interno para ida e volta.

A obra também fará com que a gruta atenda às normas de acessibilidade possibilitando seu uso por portadores de deficiência, com dificuldades de locomoção, crianças, turistas da melhor idade e de compleição física diferenciada.

Novos critérios para visitação

Com o início das obras a prefeitura deverá também solicitar um novo estudo de impacto ambiental para saber se o número de visitantes no interior da gruta pode aumentar. O limite atual é de 305 pessoas por dia, divididas em grupos de 15 pessoas, sempre acompanhadas por guias.

Outro ponto a ser reavaliado é o horário de funcionamento, que vai de 7h00 ás 14h00, devido a questões de segurança. De acordo com a prefeitura, a Gruta do Lago Azul recebeu 60 mil visitantes em 2010.

Segundo o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Mariano, as obras deverão custar cerca de R$ 500 mil e serão realizadas com recursos do Fundo Municipal do Turismo. 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

BRASIL

Judiciário e governo buscam reduzir milhões de ações contra o INSS

São abertas cerca de 7 mil novas demandas diariamente contra o órgão
Caixa anuncia financiamento habitacional corrigido pelo IPCA
ECONOMIA

Caixa anuncia financiamento habitacional corrigido pelo IPCA

COMPRA DE ENERGIA

Diretor de Itaipu acredita que acordo com Paraguai sairá em breve

STJ nega recurso e prefeitura deve indenizar moradores por alagamentos
SERRADINHO

STJ manda prefeitura indenizar moradores por alagamentos

Mais Lidas