domingo, 22 de julho de 2018

ABAC

Consórcio é opção para planejamento financeiro

22 JAN 2011Por INFOMONEY00h:01

Comprar um imóvel ou um carro, pagar a faculdade ou mesmo a viagem dos sonhos não são tarefas fáceis para muita gente. Juntar todo o dinheiro para o pagamento à vista pode levar anos e financiar as compras, com os juros aumentando, pode fazer com que a compra saia muito mais cara que o preço original.

Para esses casos , o consórcio pode ser uma boa opção. “O consórcio é uma ferramenta de planejamento financeiro. A pessoa pode planejar a compra do bem e pagar parcelado sem juros”, conta o presidente da Abac (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio), Paulo Rossi.

“Para quem pensa no futuro, o consórcio é uma poupança programada, ou seja, em algum momento você vai ser contemplado por sorteio ou por lance, enquanto na poupança tradicional demora muito para você juntar o valor necessário. Sem falar que, com o comprometimento de pagar a parcela, o consórcio proporciona a disciplina financeira que o consumidor não tem em uma poupança tradicional”, completa.

Vantagens
Além do consórcio ser um parcelamento sem juros, Rossi afirma que outra grande vantagem é que o consumidor tem o poder de compra à vista, após ser contemplado.

“Com a carteira de crédito na mão, após a contemplação, ele vai no mercado, escolhe seu bem – que pode ser novo ou usado – e poderá barganhar o preço. Ou seja, ele tem a mesma vantagem do consumidor que tem o dinheiro para pagar à vista e consegue preços mais em conta”, diz.

Para o executivo, o consórcio só deixa de ser interessante para quem precisa do bem imediatamente. “Infelizmente, não dá para saber quando o consumidor será contemplado. Por isso, para ser um consorciado, ele precisa ter flexibilidade de tempo para a compra do que deseja”, finaliza.
 

Leia Também