Sábado, 17 de Fevereiro de 2018

POLÍTICAS PÚBLICAS

Conselhos Municipais estão se reorganizando

14 NOV 2010Por ROBERTO COSTA22h:41

O processo de reorganização dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável vem alcançando significativos resultados em Mato Grosso do Sul. O último fórum aconteceu em Nova Alvorada do Sul, dia 9, quando agricultores familiares da região aprovaram o regimento do Conselho e tiveram esclarecimentos sobre crédito rural e programas oficiais para compra de alimentos. Após passar por todos os municípios o Conselho Estadual (CEDRS/MS) já retornou em 56 deles e se programa para novas visitas entre os dias 22 e 26 de novembro.

A partir do decreto n.º 12.804, de agosto de 2009, o CEDRS/MS vem caminhando por todos os municípios do Estado onde tem desencadeado um processo de discussão e busca de soluções para as problemáticas locais no âmbito da agricultura familiar. "Havendo essa aproximação acreditamos no fortalecimento e organização dessa base para que eles possam estar preparados para serem atendidos por políticas públicas federais", explica o coordenador do Conselho Estadual, Carlos Gonçalves.

Seguindo como exemplo Nova Alvorada do Sul, com a ativação do Conselho Municipal os agricultores familiares já se preparam para ser atendido pelo Canal Facilitador de Crédito (CFC), comercializar seus produtos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e também pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Se na última safra agrícola a liberação de crédito somou R$ 1,6 milhão entre os 89 projetos contratados através das linhas de crédito do Pronaf, a previsão agora é que a contratação seja ampliada em 20% na próxima safra haja vista a real demanda de programas oficiais por alimentos oriundos da agricultura familiar.

Com informa ções do site do Governo

Leia Também