Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, quarta, 14 de novembro de 2018

ORGANIZAÇÃO

Conselhos de Saúde possibilitam controle social, diz secretária

25 JUN 2012Por Vanya Santos e Taryne Zottino14h:00

Campo Grande é um exemplo pra todo o Brasil em termos de controle social, de acordo com a secretária do Estado de Saúde, Beatriz Dobashi. A secretária declarou que existem conselhos regionais urbanos em cada região administrativa e cada unidade de saúde tem também o seu próprio conselho, o que possibilita o controle social a nível local. “Além do conselho municipal, existem todos os conselhos locais que discutem o processo interno de trabalho com a gerência e com os trabalhadores da unidade”, disse. As afirmações foram feitas durante o V Encontro dos Conselheiros de Saúde, com o tema: “Vivência Experiência Bem Sucedida nos Conselhos de Saúde”, que aconteceu na manhã de hoje (25). 

Conforme a secretária, Campo Grande tem a iniciativa de manter uma programação contínua de aprimoramento e capacitação dos conselhos, no que diz respeito à informação sobre as políticas e sobre o que acontece no Sistema Único de Saúde (SUS).

E, para a secretária, "estamos vivendo um momento importante no SUS". Em junho do ano passado, segundo ela, foi publicado um decreto que regulamenta a lei orgânica de saúde e fala sobre regionalização. Já em janeiro deste ano, foi publicada uma lei sobre financiamento e cumprimento de percentuais para a saúde. De acordo com Dobashi, cada município desempenha atenção básica. “Para você obter o restante da atenção, vai na região, onde há uma colaboração entre municípios, sob coordenação do Estado, para conseguir um atendimento especializado, hospital e tudo mais”, afirmou. 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também