Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

FILOSOFIA INDIANA

Conheça os tipos de criança de acordo com sua natureza!

12 OUT 2010Por 10h:15

No Ayurveda, na Astrologia ou na Medicina Chinesa, os elementos da natureza são o ponto de partida para entender a constituição mental, emocional, física e comportamental de adultos e crianças. A medicina Ayurveda indiana ajuda a conhecer cada tipo de criança, baseada na predominância de elementos fogo, ar, terra ou ar que cada uma possui. Essa filosofia pode ajudar você a descobrir as características mais marcantes de seu pequeno, além de conhecer as tendências para sua vida.

Conheça os quatro tipos de crianças, de acordo com a filosofia Ayurveda, e veja qual deles combina melhor com seu filho:

FOGO/PITHA - Se a sua criança é cheia de energia, animada, sorridente e não para quieta, você está diante de um tipo que possui predominância de fogo, também conhecido como Pitta. Como no Ayurveda o elemento fogo não pode existir sozinho, sempre trabalhamos com um par de informações da natureza, formando o que chamamos de Dosha.

Uma criança Pitta é originária da combinação entre fogo e água. Esse pequeno terá emoções quentes e úmidas, ou seja, pode gostar de fazer drama ao ser repreendido por suas peraltices e até apresentar algumas doses de exagero na sua forma de se expressar.

A criança Pitta precisa comer bem e nos horários certos, senão fica irritadiça, nervosa e até agressiva. O ideal é que ela consuma muito suco, água e sorvete. A prática de esportes ou atividades ao ar livre também é recomendada. Afinal, se você tem uma ferinha de fogo em casa, precisa dar um jeito de estar sempre junto à natureza com ele!

Esse tipo de criança ainda pode ter tendência a inflamações, febre e dor de cabeça. Desde novinho já apresenta uma estrutura corporal muscular bem formada, mesmo sem fazer muitos exercícios.

TERRA - Crianças desse tipo são atentas, centradas e organizadas desde cedo. É comum ouvir os responsáveis por esse pequeno dizerem que os papéis se invertem na educação, já que a criança parece ser o adulto da casa. Esse tipo de criança costuma ter a mochila e a roupa da escola arrumadas, é apegado com seus brinquedos e já demonstra uma tendência em saber poupar o dinheiro da mesada.

As crianças que possuem predominância de terra podem sofrer de congestionamento nasal, sinusite e prisão de ventre. Além disso, esses pequenos costumam continuar com formas arredondadas, como as bochechas de bebê, mesmo depois de crescidos.Pequenos que possuem muito ar ou éther em sua constituição pessoal são curiosos, sabem conversar, falam muito e aprendem com rapidez. Por esse motivo, alguns podem não gostar de estudar para as provas e mesmo assim tirarem notas boas.

AR/VATA - A criança que tem ar e éther também pode ser conhecida como Vata, de acordo com o Ayurveda. Essa combinação propicia talentos intelectuais, intuitivos e que dão capacidade de percepção acima da média, inteligência afiada e sensibilidade artística.

Seu pequeno é leve, versátil, dinâmico e tem o dom de transcender as coisas banais do cotidiano. Caso sua criança tenha talento para dar asas à imaginação, não faça críticas ao seu jeito distraído. Ao invés disso, incentive-a a tocar instrumentos musicais, como flauta ou violão. Quem vive no mundo da lua, em geral também vive no mundo da sensibilidade.

Crianças Vatas são bem magras e por mais que possuam uma alimentação reforçada, a tendência é manter o corpo sempre fininho e esguio. Por esse motivo, não deixe que seu pequeno substitua as refeições por lanches rápidos. É importante que ele coma sempre na hora certa e nunca saia da mesa com fome, afinal ar e éther precisam de energias para se manter firme ao longo do dia.

Como é disperso, deve ser incentivado a ir até o fim nas atividades que começa. É interesse estimular essa criança a descobrir desde cedo seu talento artístico. Ao tomar conhecimento de seu dom, ela poderá se dedicar profundamente e com mais persistência a alguma atividade na vida.

KAPHA - Se a sua criança é amorosa, doce, apegada a você e muito organizada, ela é do tipo Kapha, segundo a filosofia Ayurveda. Esse pequeno precisa de variações na rotina e que você seja firme em cultivar hábitos econômicos com ele e afirme sempre seu amor e carinho, independente da distância.

Além disso, essa criança deve ser levada a atividades culturais e estimulada a ler. Apesar de demorar um pouco mais para aprender, quando é devidamente incentivada, ela vai fundo no que faz. É fundamental que os responsáveis pela educação desses pequenos evitem comidas artificiais em seu cardápio, como balas, refrigerantes, cachorro-quente, pirulitos e chicletes.

Leia Também