Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, sábado, 15 de dezembro de 2018

Conheça os exames preventivos para os principais tipos de câncer

19 MAR 2011Por Uol21h:27

O termo câncer é utilizado genericamente para representar um conjunto de mais de 100 doenças, incluindo tumores malignos de diferentes localizações. Importante causa de doença e morte no Brasil, desde 2003, os cânceres constituem-se na segunda causa de morte na população, representando quase 17% dos óbitos de causa conhecida, notificados em 2007 no Sistema de Informações sobre Mortalidade.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Combate ao Câncer), alguns exames são muito úteis para prevenir os principais tipos de câncer.Abaixo relacionamos quais são os exames recomendados para a prevenção dos tipos mais comuns de câncer:

- O câncer do intestino (colorretal) pode ser rastreado através da pesquisa de sangue oculto nas fezes a partir dos 50 anos. Caso esta pesquisa seja positiva, ou ainda, haja um histórico familiar deste tipo de câncer, recomenda-se a realização de uma colonoscopia, ou seja, um exame que visualiza o intestino por dentro.

- O câncer de mama pode ser rastreado através da palpação anual das mamas em mulheres a partir dos 40 anos. A mamografia permite detectar tumores de poucos milímetros, e deve ser realizada em mulheres entre 50 e 69 anos, ou em idade mais precoce, segundo recomendação médica.

- O câncer do colo do útero pode ser rastreado através do exame de Papanicolaou, um exame simples, rápido e indolor, que consiste em descamar células do colo do útero para posterior análise. Toda mulher que teve ou têm uma vida sexualmente ativa, principalmente após os 25 anos, deverá fazer o exame.

- O câncer do pulmão pode ser rastreado através de uma simples radiografia do tórax, a qual deve ser solicitada principalmente em fumantes com 40 anos de idade ou mais, com ou sem sintomas. A tomografia do tórax e a broncoscopia (endoscopia respiratória) também costumam ser solicitados em casos suspeitos.

- O câncer de pele pode ser avaliado a partir do exame da pele, realizado por um dermatologista, o qual analisará a presença de feridas, nódulos, pintas ou manchas, principalmente aquelas com crescimento e bordos irregulares.

- O câncer de estômago pode ser rastreado através de uma endoscopia digestiva alta. Infelizmente, muitos casos de câncer de estômago são diagnosticados em fases avançadas, devido à ausência de sintomas específicos da doença.

- O câncer de próstata pode ser rastreado através da dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) e a realização do toque retal, em homens a partir dos 40-45 anos caso histórico de câncer de próstata entre os homens da família, e a partir dos 50 anos em todos os homens. Esta avaliação da próstata deverá ser anual.

Outros tipos de câncer deverão ser pesquisados a partir de determinados sintomas, utilizando sempre os exames mais apropriados para avaliar cada caso.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também