Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Conheça os exames preventivos para os principais tipos de câncer

19 MAR 11 - 21h:27Uol

O termo câncer é utilizado genericamente para representar um conjunto de mais de 100 doenças, incluindo tumores malignos de diferentes localizações. Importante causa de doença e morte no Brasil, desde 2003, os cânceres constituem-se na segunda causa de morte na população, representando quase 17% dos óbitos de causa conhecida, notificados em 2007 no Sistema de Informações sobre Mortalidade.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Combate ao Câncer), alguns exames são muito úteis para prevenir os principais tipos de câncer.Abaixo relacionamos quais são os exames recomendados para a prevenção dos tipos mais comuns de câncer:

- O câncer do intestino (colorretal) pode ser rastreado através da pesquisa de sangue oculto nas fezes a partir dos 50 anos. Caso esta pesquisa seja positiva, ou ainda, haja um histórico familiar deste tipo de câncer, recomenda-se a realização de uma colonoscopia, ou seja, um exame que visualiza o intestino por dentro.

- O câncer de mama pode ser rastreado através da palpação anual das mamas em mulheres a partir dos 40 anos. A mamografia permite detectar tumores de poucos milímetros, e deve ser realizada em mulheres entre 50 e 69 anos, ou em idade mais precoce, segundo recomendação médica.

- O câncer do colo do útero pode ser rastreado através do exame de Papanicolaou, um exame simples, rápido e indolor, que consiste em descamar células do colo do útero para posterior análise. Toda mulher que teve ou têm uma vida sexualmente ativa, principalmente após os 25 anos, deverá fazer o exame.

- O câncer do pulmão pode ser rastreado através de uma simples radiografia do tórax, a qual deve ser solicitada principalmente em fumantes com 40 anos de idade ou mais, com ou sem sintomas. A tomografia do tórax e a broncoscopia (endoscopia respiratória) também costumam ser solicitados em casos suspeitos.

- O câncer de pele pode ser avaliado a partir do exame da pele, realizado por um dermatologista, o qual analisará a presença de feridas, nódulos, pintas ou manchas, principalmente aquelas com crescimento e bordos irregulares.

- O câncer de estômago pode ser rastreado através de uma endoscopia digestiva alta. Infelizmente, muitos casos de câncer de estômago são diagnosticados em fases avançadas, devido à ausência de sintomas específicos da doença.

- O câncer de próstata pode ser rastreado através da dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) e a realização do toque retal, em homens a partir dos 40-45 anos caso histórico de câncer de próstata entre os homens da família, e a partir dos 50 anos em todos os homens. Esta avaliação da próstata deverá ser anual.

Outros tipos de câncer deverão ser pesquisados a partir de determinados sintomas, utilizando sempre os exames mais apropriados para avaliar cada caso.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Júri condena dois acusados de atacar judeus em 2005 em Porto Alegre
BRASIL

Júri condena dois acusados de atacar judeus em 2005 em Porto Alegre

BRASIL

Brumadinho: sobe para 212 o número de mortos identificados em tragédia

BRASIL

Bolsonaro e Piñera rejeitam intervenção militar na Venezuela

BRASIL

Caminhoneiros se mobilizam para nova paralisação, mostra monitoramento

Mais Lidas