Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

RETINOLOGIA

Congresso reúne 700 inscritos em Campo Grande

21 ABR 2011Por DA REDAÇÃO15h:40

Um total de 208 palestrantes e mais de 700 inscritos marcaram a realização do 36º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, evento internacional realizado em Campo Grande e que teve início ontem, 20 de abril, se estendendo até amanhã, sexta-feira. Na abertura oficial, após a apresentação do grupo musical Revoada Pantaneira, o ponto alto foi o anúncio dos vencedores do 1º Festival de Filmes da SBRV. Na manhã desta quinta-feira foi realizada a também inédita Corrida Retina 2011.

A abertura oficial foi feita pelo presidente da Comissão Executiva responsável pela organização do evento, Álvaro Hilgert, que destacou o elevado nível científico e cultural. “Realizar um encontro dessa envergadura fora dos grandes centros do País foi o grande desafio que conseguimos superar, contando sempre com o apoio dos membros das comissões executiva e científica”, ressaltou o presidente.

Ao citar os números do balanço parcial do evento, Hilgert informou que foram feitas mais de 700 inscrições. Os participantes lotaram os dois auditórios do Palácio Popular da Cultura, onde proferiram palestras 208 profissionais reconhecidos internacionalmente e que atuam no Brasil e em outros países da América do Sul, bem como nos Estados Unidos e Europa.

Para Álvaro Hilgert, o sucesso do evento se deu em função de seu formato. Isso porque os casos clínicos apresentados, no que diz respeito ao tratamento após a confirmação do diagnóstico, são amplamente debatidos. Os congressistas votam na melhor alternativa de tratamento apresentada e em seguida especialistas de renome internacional definem o caminho a seguir.

“Definimos, dessa forma, o comportamento dos retinólogos no que diz respeito ao caminho que devem seguir para tratar determinadas doenças”, explicou o presidente da comissão organizadora. Já Mário Motta, diretor-presidente da SBRV, disse que o grande número de palestrantes internacionais no evento “demonstra o respeito que a retinologia brasileira tem conquistado em nível internacional”.

Festival de Filmes

O anúncio dos vencedores do 1º Festival de Filmes da SBRV, todos com um minuto de duração, também foi feito ontem. O grande campeão foi o filme “Uso de perfluorcarbono líquido para remoção de hialóide posterior na cirurgia de tração vítreo-macular”, de autoria dos retinólogos Márcio Bittar Nehemy, Carlos Eduardo Reis Veloso e Daniel Nehemy, do Instituto da Visão.

Na categoria Complicações, os vencedores foram Márcio Bittar Nehemy, Daniel Nehemy e Durval Valença, do Instituto da Visão, com o tema “Perfluorcarbono subfoveal associado a descolamento de retina com PVR”.

Na categoria Educacional/Científica, os vencedores foram Nelson Alexandre Sabrosa, Henry Barney Smith e Robert E. Maclaren, da 1ª Enfermaria da santa Casa do Rio de Janeiro, com o tema “Esclerectomia profunda com "punch" escleral e mitomicina C em pacientes com nanoftalmia e síndrome de efusão uveal: uma nova técnica cirúrgica”.

Na categoria Retina Cirúrgica os vencedores foram Gustavo Pacoal Azevedo e Jane Chen, da Unifesp, com o tema “Implante de lente Sulcoflex em paciente com óleo de silicone”. Já na categoria Woman in Retina os vencedores foram Juliana Mitre, Thais Igami., Denise Camara Barcellos, Ticiane Fuji e Noemi Nishide, da FMUSP e HOSP, com o tema “Retinosquise associado à descolamento de retina com envolvimento macular”.

Corrida Retina

A Corrida retina 2011, em sua primeira edição, aconteceu na manhã de hoje. Os 47 inscritos saíram do Novotel e percorreram cinco quilômetros nas ruas do Parque dos Poderes. Como se tratava de evento de confraternização, não houve disputa e tampouco vencedores.

Leia Também