Campo Grande - MS, quinta, 16 de agosto de 2018

PORTO ALEGRE

Congresso Internacional da Carne será lançado hoje

23 MAR 2011Por DA REDAÇÃO19h:45

Ocupando o sexto lugar no ranking de produção pecuária brasileira, o Rio Grande do Sul responde por 7% das 205 milhões de cabeças do rebanho bovino nacional. Somando-se suínos e ovinos, o Estado figura em segundo lugar, sendo que a Região Sul representa 48% do total dos três rebanhos. Esses dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram a importância da produção gaúcha e é devido a este cenário que o Congresso Internacional da Carne será lançado na Federação de Agricultura e Pecuária do RS, no dia 24 de março.

O evento que será realizado em junho em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e já foi apresentado para o público de Brasília e dos estados de Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. Agora é a vez do Rio Grande do Sul. O Congresso é uma realização do International Meat Secretariat (IMS) da Federação da Agricultura e Pecuária de MS – Famasul. “O Brasil é um grande produtor com condições de dar a resposta que o mercado busca, porque o custo de produção dá competitividade à carne produzida no País”, enfatiza o presidente do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira.

A bovinocultura de corte mantém forte sua importância para a economia porque representa a maior fatia do agronegócio brasileiro, gerando faturamento de mais de R$ 50 bilhões/ano e oferecendo cerca de 7,5 milhões de empregos. A realização do Congresso em Campo Grande será uma oportunidade de evidenciar ao mercado externo a eficácia do sistema produtivo da pecuária nacional.

O Congresso traz como tema a “Carne de qualidade para todos os povos”. Serão tratados assuntos como a carne vermelha na saúde humana, o comércio justo na cadeia da carne, produção sustentável, rastreabilidade, sanidade animal e mercados internacionais e nacionais. As culturas de suínos e ovinos também serão abordadas, pois juntos representam mais de 80 milhões de cabeças em todo o Brasil.

Lançamento no RS

O Congresso Internacional da Carne será realizado de 8 a 9 de junho de 2011, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O lançamento no RS será na quinta-feira, dia 25, na Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), às 12h30, e terá as presenças do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Riedel, e do coordenador técnico do Congresso Internacional da Carne, José Lemos Monteiro.

As inscrições podem ser realizadas no site www.congressodacarne2011.com.br. Mais informações através do e-mail contato@congressodacarne2011.com.br.

Leia Também