Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

VOTAÇÕES 2013

Congresso em Foco registra <br> Fabio Trad com 100% de presença

Congresso em Foco registra <br> Fabio Trad com 100% de presença
05/03/2014 15:00 - DA REDAÇÃO


O deputado federal Fabio Trad (PMDB) teve 100% de assiduidade na Câmara participando de todas as votação em 2013. A informação é do site Exame.com (da editora Abril) com base em informações do Congresso em Foco.

O parlamentar está entre os 15 assíduos, de um total de 513, o que representa apenas 3% do total dos integrantes da Casa.

Os parlamentares, no ano passado, se reuniram 113 vezes para aprovar ou rejeitar leis, medidas provisórias e propostas e emenda à Constituição, informa o exame.com que destaca, ainda, o fato de apenas 11 estados, portando, podem se orgulhar de ter ao menos um representante na lista, como é o caso de Mato Grosso do Sul.

Segundo ainda o site, embora só 15 tenham registrado 100% de presença, outros 14 também não faltaram nenhuma vez. Mas como não estiveram na Câmara durante todo o ano - assumiram outros cargos ou entraram como suplentes depois, por exemplo - não entraram na conta

Senador

Com relação ao senadores, Mato Grosso do Sul também não está fora.

O tucano Ruben Figueiró está entre os três que, embora não tenham tido assiduidade total, estiveram em 118 das 119 sessões.

Com base ainda em dados do Congresso em Foco, o Exame.com informa que os resultados mostram que seis deputados conseguiram o feito de não faltar a nenhuma sessão desde o começo desta legislatura, em 2011. São eles: Alexandre Leite (DEM-SP), Lincoln Portela (PR-MG), Manato (SDD-ES), Pedro Chaves (PMDB-GO), Reguffe (PDT-DF) e Tiririca (PR-SP).

Segundo a reportagem, a questão da relevância da presença é controversa como um dado de qualidade da atividade de um congressista.

Comparecer em 100% das sessões, informa o site, não garante um trabalho efetivo nem aprovação dos próprios projetos, por exemplo, o que exige intensa negociação com os pares e influência política na Casa.

Mas em entrevista a Exame.com, o cientista político Humberto Dantas constatou que, embora estar presente devesse ser considerado "o mínimo", acaba se tornando exceção no país, e por isso é algo a ser valorizado. 

O levantamento do Congresso em Foco sai no mesmo dia em que a Folha de S. Paulo mostrou que políticos nunca produziram tão pouco no primeiro mês de trabalho. 

Lista de deputados com 100% de presença em 2013

Deputado Partido e estado
Alexandre Leite DEM-SP
Amauri Teixeira PT-BA
Antônio Brito PTB-BA
Fábio Trad PMDB-MS
Hermes Parcianello PMDB-PR
Jutahy Junior PSDB-BA
Lincoln Portela PR-MG
Manato SDD-ES
Onofre Santo Agostini PSD-SC
Paulo Feijó PR-RJ
Pedro Chaves PMDB-GO
Policarpo PT-DF
Reguffe PDT-DF
Tiririca PR-SP
Valtenir Pereira Pros-MT

Felpuda


Tudo indica que o MDB não conseguiu convencer o PSDB de iniciar namoro com vistas a casamento nas eleições, e a ideia teria sido descartada. Os tucanos demonstraram que o problema deles não é o cargo: os emedebistas ofereceram a vaga de vice na disputa à Prefeitura de Campo Grande, a mesma cobiçada pelos tucanos, mas na chapa do PSB do atual prefeito. A questão, politicamente falando, seria, digamos, o oferecido “noivo”. Afe!