Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

LÍBIA

Confronto se intensifica e rebeldes atacam duas cidades

26 MAR 11 - 16h:52folha

As forças anti-governo ganham força neste sábado na Líbia. Os rebeldes do país afirmaram que, após retomarem a estratégica cidade de Ajdabiya, avançaram rumo ao oeste para controlar Brega, a cerca de 80 quilômetros ao oeste, de acordo com a agência de notícias France Presse. A TV Al Jazeera, por sua vez, informa que os rebeldes se encaminhavam para a cidade, mas não confirmava o controle.

Os rebeldes tinham perdido o domínio sobre a cidade --estratégica para o escoamento e produção do petróleo líbio-- há dez dias.

Um rebelde que se encontrava no local, Abdelsalam al Maadani, afirmou por telefone que tinham tomado a região. "Estamos no centro de Brega. As forças de [o ditador Muammar] Gaddafi bateram em retirada e agora devem estar em Al Bisher [a 30 km oeste de Brega] e os rebeldes também avançaram pata esta região", disse.

Também há informações de que as forças leais ao ditador estão atacando a cidade de Misrata a partir do oeste e do leste. A declaração foi dada por um rebelde à Reuters hoje.

"As forças de Gaddafi estão atacando Misrata a partir do oeste e leste. [Há] bombardeio pesado", afirmou o rebelde, chamado Saadoun, por telefone à Reuters.

Do oeste, segundo ele, tanques estavam avançando em direção à cidade. "Eles também estão tentando trazer soldados", disse.

"Do leste, eles estão bombardeando com morteiros e artilharia o porto e áreas próximas. Há no porto o principal tanque de combustível que alimenta a parte central da cidade e [há] também milhares de trabalhadores, em sua maioria egípcios, que fugiram e permaneceram no porto aguardando resgate', disse.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

BRASIL

Judiciário e governo buscam reduzir milhões de ações contra o INSS

São abertas cerca de 7 mil novas demandas diariamente contra o órgão
Caixa anuncia financiamento habitacional corrigido pelo IPCA
ECONOMIA

Caixa anuncia financiamento habitacional corrigido pelo IPCA

COMPRA DE ENERGIA

Diretor de Itaipu acredita que acordo com Paraguai sairá em breve

STJ nega recurso e prefeitura deve indenizar moradores por alagamentos
SERRADINHO

STJ manda prefeitura indenizar moradores por alagamentos

Mais Lidas