Campo Grande - MS, terça, 21 de agosto de 2018

LÍBIA

Confronto se intensifica e rebeldes atacam duas cidades

26 MAR 2011Por folha16h:52

As forças anti-governo ganham força neste sábado na Líbia. Os rebeldes do país afirmaram que, após retomarem a estratégica cidade de Ajdabiya, avançaram rumo ao oeste para controlar Brega, a cerca de 80 quilômetros ao oeste, de acordo com a agência de notícias France Presse. A TV Al Jazeera, por sua vez, informa que os rebeldes se encaminhavam para a cidade, mas não confirmava o controle.

Os rebeldes tinham perdido o domínio sobre a cidade --estratégica para o escoamento e produção do petróleo líbio-- há dez dias.

Um rebelde que se encontrava no local, Abdelsalam al Maadani, afirmou por telefone que tinham tomado a região. "Estamos no centro de Brega. As forças de [o ditador Muammar] Gaddafi bateram em retirada e agora devem estar em Al Bisher [a 30 km oeste de Brega] e os rebeldes também avançaram pata esta região", disse.

Também há informações de que as forças leais ao ditador estão atacando a cidade de Misrata a partir do oeste e do leste. A declaração foi dada por um rebelde à Reuters hoje.

"As forças de Gaddafi estão atacando Misrata a partir do oeste e leste. [Há] bombardeio pesado", afirmou o rebelde, chamado Saadoun, por telefone à Reuters.

Do oeste, segundo ele, tanques estavam avançando em direção à cidade. "Eles também estão tentando trazer soldados", disse.

"Do leste, eles estão bombardeando com morteiros e artilharia o porto e áreas próximas. Há no porto o principal tanque de combustível que alimenta a parte central da cidade e [há] também milhares de trabalhadores, em sua maioria egípcios, que fugiram e permaneceram no porto aguardando resgate', disse.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também