Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, sexta, 16 de novembro de 2018

Confira dicas para manter o frio do lado de fora de sua casa

27 JUN 2012Por terra12h:30

A chegada das baixas temperaturas do inverno transforma simples programas caseiros, como assistir a um filme enrolado no cobertor, em algo irresistível. Para poder curtir pequenos prazeres como esse, porém, é preciso que sua casa consiga reter o calor do dia e se tornar um ambiente aconchegante.

Um equívoco comum, mesmo para os friorentos, é adotar soluções contra o frio que venham a prejudicar o conforto térmico durante as épocas mais quentes do ano. A designer de ambientes Edwiges Cavalieri lembra que, num país tropical como o Brasil, algumas medidas para aplacar o inverno tornam o imóvel muito abafado no verão.

“Usar papéis de paredes ou cores mais escuras no ambiente são soluções que até ajudam a manter o calor dentro de casa, mas elas podem se tornar vilãs durante as estações mais quentes caso o local não conte com boa ventilação”, exemplifica.

Por isso, ela recomenda investir em outros elementos de decoração, como tapetes, sofás ou uma cortina mais pesada para o frio, que pode ser feita de linho ou seda rústica. Por serem materiais robustos, eles mantêm a temperatura agradável se a cortina for fechada quando o sol estiver se pondo.

Já a arquiteta Eliane Canhoto, coordenadora do curso de design de interiores do Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões, sugere o uso de madeiras em lugares onde seriam colocados porcelanatos. “É fundamental ainda estar atento ao lado da casa que estará exposto ao sol, e pensar também em revestimentos para os ambientes. Outra alternativa que está bastante em evidência são os pisos com aquecimento elétrico, que podem ser ligados conforme a conveniência”, destaca.

Ambas as especialistas também indicam aquecedores e lareiras portáteis, sejam eles elétricos, a gás ou a álcool. Alguns modelos trazem um visual bastante agradável e podem ser embutidos em móveis, virando uma peça interessante na decoração.

Finalmente, é preciso estar atento às esquadrias de portas e janelas, para evitar que o vento invada o local e resfrie o ambiente. Por isso, elas recomendam o uso de vidros duplos, caixilhos reforçados e esquadrias de alumínio ou de PVC, que são mais eficazes.

“Já se você quiser evitar grandes gastos ou reformas para substituir esses itens, é possível fazer uma vedação do local com borracha ou feltro, que ajudará a manter o frio na parte externa”, acrescenta Edwiges.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também