terça, 17 de julho de 2018

PREPARADO

Confira dicas para ajudar em concurso público

22 JAN 2011Por infomoney07h:00

É o sonho de muitos brasileiros ser funcionário público. Os profissionais que almejam um trabalho no governo devem ficar atentos aos editais que ainda serão publicados. Somente neste ano, mais de 77 mil vagas serão abertas, segundo a ABCP (Associação Brasileira de Candidatos a Concurso Público).

Apesar das oportunidades serem em grande número, a concorrência é grande, por isso, os interessados têm de estudar para passar nos concursos. A dificuldade aumenta para aqueles que já atuam no mercado de trabalho, pois o tempo para estudar é menor.

O psicólogo e autor do livro “Superando desafios – Como se preparar para provas, vestibulares e concursos”, Fernando Elias José, afirma que o primeiro passo para montar um programa eficiente é conhecer o cargo pretendido, suas funções e obrigações.

“A partir desta iniciativa, é possível fazer um planejamento diário e realista para dividir o tempo entre o trabalho, estudo e vida pessoal”, diz.

Outras dicas


O especialista aconselha ainda que o candidato:

Não se apavore diante da quantidade de conteúdo exigido na prova;
Tenha objetivos claros e pré-definidos desde o início;
Saber é importante, mas não é tudo: equilibre o conhecimento e questões pessoais;
Não perca noites de sono para estudar, o que só atrapalhará seu rendimento;
Separe um tempo semanalmente para relaxar e fixar melhor os estudos.
Internet
Outra dica para as pessoas que concorrem a uma vaga pública é utilizar a internet. É o que tem feito a candidata inscrita no concurso da Petrobras, Claudia Silva. “Como me divido entre casa, trabalho e estudos, baixei as provas para resolver as questões e vídeos de aula para tirar dúvidas. Infelizmente não terei como fazer cursinho preparatório, mas estou confiante e uso a internet como aliada”, finaliza.
 

Leia Também