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Confira 10 produtos que pode valer a pena comprar um usado

Confira 10 produtos que pode valer a pena comprar um usado

INFOMONEY

17/06/2012 - 00h00
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 Economia é a arte de obter o máximo de recursos limitados. Há diversas formas de economizar. Fazer uma ampla pesquisa de preços, negociar duramente os valores envolvidos, comprar no atacado são apenas algumas delas. Outra, um pouco mais arriscada, é a aquisição de um produto usado que, em tese, ofereça a mesma qualidade de um novo, mas por um valor inferior.

Por mais que muita gente não abra mão da segurança de comprar um produto na embalagem e com garantia de fábrica, itens usados nem sempre são sinônimo de produtos velhos. Algumas vezes o usado é o barato que sai caro e, em outras, pode ser a escolha mais inteligente. Conheça algumas opções de produtos usados cuja compra sempre deve ser ao menos analisada (com cuidado):

1. Carros: os veículos usados podem ser comprados por preços muito menores que os novos. Muitos modelos no Brasil sofrem uma depreciação de mais de 20% após o primeiro ano de uso. Ao adquirir um veículo usado, também é possível economizar no preço do seguro. O único problema é encontrar um carro usado de confiança – já que nem sempre é possível encontrar problemas escondidos com uma vistoria rápida. Prefira carros de amigos ou conhecidos que você sabe que estão em bom estado.

2. Casa: para quem tem pressa de entrar no imóvel, os imóveis usados podem ser uma boa opção. Apartamentos na planta em cidades como São Paulo podem ser entregues três anos após a assinatura do contrato de compra – isso quando o prazo é cumprido pela incorporadora. Outra vantagem dos usados são os preços, bem mais em conta. Em alguns casos, também é mais fácil negociar o valor da compra diretamente com o proprietário para obter um desconto. Assim como no caso dos carros, é importante verificar, se possível com a ajuda de um especialista, se as condições reais do imóvel usado são tão boas quanto aparentam.

3. Celular: com a rapidez que os fabricantes de telefones móveis têm lançado mais modelos, os amantes da tecnologia acabam trocando o aparelho a cada novo lançamento. Por isso, aqueles que desejam ter um aparelho mais moderno, mas não podem pagar o preço de lançamento, têm a opção de recorrer a usados. Nesse caso, é importante prestar atenção principalmente à bateria. Em geral, um iPhone que já é utilizado há alguns anos, por exemplo, não tem mais uma bateria duradoura. Ao contrário de outras fabricantes, a Apple não permite a troca da bateria de seus aparelhos.

4. Videogames e jogos: existem diversas opções de consoles disponíveis, alguns com tecnologia que dispensa o uso de controles, uma verdadeira tentação para quem gosta de passar as tardes jogando. O preço de alguns consoles pode ultrapassar facilmente R$ 1 mil. Por isso, os usados podem ser uma opção de compra para quem deseja ter o videogame, mas não pode gastar tudo isso. O mesmo vale para os jogos, que muitos jogadores acabam vendendo por um preço bem menor que o de compra.

5. Roupas: além de ser uma opção ambientalmente responsável, comprar roupas usadas costuma ser bem mais barato e ainda dá para inovar no estilo de se vestir. Em alguns brechós é possível encontrar itens de marcas famosas e em bom estado.

6. Acessórios para bebês: é muito comum encontrar pais dizendo que as crianças crescem rápido demais. Pensando nisso, adquirir alguns acessórios usados essenciais para o início da vida do bebê, como o carrinho e o bebê conforto, podem gerar uma economia de mais de R$ 500. As cadeirinhas para transportar as crianças dentro do veículo também são itens que podem ser comprados de segunda mão, gerando uma economia de R$ 200 para cada fase em que ela deve ser trocada.

7. Equipamentos para ginástica: todo mundo sabe que se exercitar faz bem para o corpo e para a mente - melhor ainda se fizer bem para o bolso. Comprar equipamentos, como esteiras e bicicletas ergométricas usadas, pode ser uma opção de economia, já que algumas pessoas compram esses equipamentos e acabam usando por pouco tempo. Procurando em lojas especializadas de produtos de segunda mão ou diretamente com o proprietário, é possível comprar esses equipamentos em bom estado e mais baratos que os sem uso.

8. Eletrodomésticos: apesar dos incentivos para a redução dos preços dos itens da linha branca, comprar fogões, geladeiras ou outros equipamentos usados pode ser uma boa opção para quem quer economizar. Além de mais baratos, muitas vezes esses itens podem ser comprados em lojas de assistência técnica após passarem por uma verdadeira reforma, podendo ser igualados aos novos.

9. Livros: tanto estudantes quanto amantes da leitura podem optar pelos sebos para comprar livros, revistas, CDs e até filmes. Nestes espaços é possível encontrar itens seminovos, mas em bom estado de conservação, por um preço bem menor que nas livrarias. Também é possível comprar esses itens pela internet, já que muitos sebos possuem uma descrição do acervo on-line e serviço de entrega domiciliar.

10. Instrumentos musicais: para quem quer se arriscar no mundo da música, é importante saber que os instrumentos musicais costumam não ser itens baratos. Por isso, adquirir um instrumento usado, pode ser econômico, principalmente para quem é iniciante nesse universo e ainda não descobriu se tem ou não vocação para a música.

Cidades

Imasul convoca proprietários de imóveis no Pantanal com processos em andamento para adequação à lei

Proprietários que não fizerem os ajustes terão processo de licenciamento extinto

17/04/2024 16h30

SOS Pantanal/Divulgação

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O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) reforça a convocação de todos os proprietários de imóveis localizados na Área de Uso Restrito do Pantanal (AUR-Pantanal) e que possuam processos de licenciamento ambiental em tramitação, para procederem aos ajustes determinados pela Lei do Pantanal nos referidos Cadastros Ambientais Rurais (CAR), no prazo de 180 dias.

Esse prazo está valendo desde a publicação do Edital de Convocação no Diário Oficial do Estado (página 83), que aconteceu no dia 9 de abril.

"Se o proprietário não fizer os ajustes necessários no CAR, o processo de licenciamento é automaticamente extinto", explicou o diretor presidente do Imasul, André Borges.

Os proprietários ou seus representantes devem acessar o sistema do Imasul e carregar as informações necessárias, exigidas pela Lei do Pantanal, para só então seus processos de licenciamento terem seguimento junto ao órgão ambiental.

Essa providência é necessária porque, conforme esclareceu Borges, a Lei do Pantanal (Lei 6.160 de 18 de dezembro de 2023) descreve uma série de novos pontos sensíveis na paisagem pantaneira como os capões, cordinheiras, landis; também as salinas, as veredas e os meandros abandonados (espécies de ilhas por onde passavam rios e que, com a mudança de curso, ficaram cercadas por água).

Todas essas formações geográficas passam a ser protegidas, inclusive em seu entorno, e precisam ser identificadas no Cadastro Ambiental Rural das propriedades.

Anexo ao Edital de Notificação foi publicada a lista de 158 processos de licenciamento ambiental em andamento no Imasul, que são afetados pela medida.

Além desses nomes, os  requerentes com propriedades no Pantanal que têm processo em tramitação e não constam na listagem, devem protocolar requerimento no Imasul solicitando a abertura do sistema para proceder aos ajustes necessários nos respectivos Cadastros Ambientais Rurais.

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MATO GROSSO DO SUL

CCR MSVia terá de instalar 17 eletropostos na BR-163, determina ANTT

ANTT encaminhou ofício para que a concessionária elabore projeto para atender motoristas de carros 100% elétricos nos 847 km da rodovia

17/04/2024 16h23

Eletroposto da CCR em rodovia no interior de São Paulo Divulgação

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A CCR MSVia vai ter de instalar 17 eletropostos (locais para carregamento de veículos elétricos)  nos 847 quilômetros da BR-163. Na semana passada, a Agência Nacional de Transportes Terrestres) encaminhou ofício à concessionária para que elabore projeto para atender os motoristas que têm carros 100% movidos por esta fonte energética.

Embora a implantação ainda dependa da repactuação do contrato, em análise no Tribunal de Contas da União (TCU), a empresa já está elaborando projetos de investimentos para implementação caso a corte considere que a proposta atende os requisitos legais e ao interesse público. 

Em ofício encaminhado à ANTT, a empresa afirma que “devido ao processo de relicitação em curso, não há obras a serem realizadas.  Entretanto, é de conhecimento dessa Agência que está sendo discutida a inclusão de novos investimentos no Contrato, no âmbito do Grupo de Trabalho instituído através da Portaria MT nº 371/2023, visando a repactuação do contrato. Por esse motivo, a MSVia está elaborando projetos para melhorar os serviços oferecidos aos usuários da BR-163.”

Mesmo com a indefinição, a autarquia solicitou estudos à concessionária sobre ações voltadas ao uso racional dos combustíveis e a preservação do meio ambiente, com base na Lei 10.233/2001. 

Em documento do dia 8 deste mês, o Gerente de Gestão de Investimentos Rodoviários da ANTT, Fernando de Freitas Bezerra, informa que a atual Política Nacional de Outorgas Rodoviárias definida na Portaria MT 995/2023 estimula o uso de veículos elétricos pelas concessionárias de rodovias e determina a instalação de pelo menos um ponto de recarga para veículos elétricos em cada posto de Serviço de Atendimento ao usuário (SAU) e Ponto de Parada e Descanso (PPD) até 2027. 

Desta forma, a MSVia vai ter de instalar  17 eletropostos em toda a extensão da BR-163, uma vez que essa é a quantidade de SAUs existente na estrada. 

No ofício encaminhado à concessionária e demais empresas que administram rodovias federais (Ofício Circular 671/2024) é reforçado que “cada vez mais, serão necessários a disponibilização de carregadores elétricos nas rodovias federais concedidas para utilização pelos usuários da rodovia que dispõem de veículos 100% elétricos, além de possibilitar a substituição da frota de veículos das próprias Concessionárias e da ANTT”.

Após esta explicação, o gerente da Agência  recomenda que “as Concessionárias formulem planos de desenvolvimento sustentável, firmem parcerias estratégicas e direcionem esforços a fim de provermos, num curto espaço de tempo, todo sistema rodoviário com quantidade adequada de eletropostos.”

Em outras rodovias administradas pela CCR, como a Via Oeste, e o sistema Anhanguera/Bandeirantes, no interior de São Paulo, já existem eletropostos. 

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