Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, quinta, 15 de novembro de 2018

BEM ESTAR

Confira 10 atitudes simples para relaxar no fim de semana

15 JUL 2012Por TERRA11h:22

Você passou a semana inteira sentado em sua mesa, evitando as fofocas do escritório, almoçando no restaurante da esquina, acordado até tarde para terminar aquele projeto e se sentindo estressado e ansioso pela proximidade de sua próxima avaliação de desempenho. Quando chega a sexta-feira, você está exausto, corcunda e cheio de dores no corpo e isso tudo antes da bebedeira da happy hour. O ambiente do escritório de fato pode trazer danos à sua saúde, mas não é nada que um fim de semana não possa resolver. Então, confira as sugestões listadas pelo jornal Huffington Post, que vão ajuda-lo a relaxar e recarregar suas baterias.

1. Fique de pé
Mesmo se você tenha alguns projetos pessoais para resolver durante o final de semana, tente fazer essas tarefas de pé. Pesquisas mostram que ficar sentado em uma mesa durante todo o dia é terrível para a sua saúde cardiovascular e aumenta o risco de diabetes, obesidade, alguns tipos de câncer, como de mama e de próstata, e diminui até sua expectativa de vida. Então ao invés de ficar na mesa do jantar ou no escritório da sua casa, experimente usar seu laptop em pé no balcão da cozinha, por exemplo.

2. Perdoe seus colegas de trabalho
Um estudo realizado em 2011 revelou que ter um mau relacionamento com colegas de trabalho realmente pode diminuir anos da sua vida. Portanto, este fim de semana, faça um favor a você mesmo e tente perdoar os fofoqueiros, os maliciosos e até aquele cara que come fazendo barulho e que senta ao seu lado no escritório.

3. Cozinhe para você mesmo
Pessoas que fazem sua própria comida vivem mais e perdem mais peso. Mas durante a semana, é difícil resistir à conveniência e diversão agradável da lanchonete na rua. Então, experimente fazer cafés-da-manhã e almoços e/ou jantares de sábado e domingo. Além de garantir uma cintura mais fina e qualidade de vida, você ainda economiza uma graninha.

4. Movimente seu corpo
Se a maior parte do exercício que você faz no escritório é andar até a impressora ou o banheiro, o fim de semana é um ótimo momento para colocar seus músculos para trabalhar durante uma caminhada ou aula de ioga. Isso pode melhorar sua saúde cardiovascular e reduzir o risco de câncer e diabetes. Acredite ou não, também vai afetar seu desempenho no trabalho: estudos mostram que mesmo uma pequena quantidade de exercício moderado ajuda a melhorar a memória e a capacidade de resolver problemas.

5. Desligue o telefone
As telas tomaram conta de sua vida. Entre o computador do escritório, laptop em casa, smartphone, iPad, e TV, você está o tempo todo ligado a alguma coisa brilhante. Mas toda essa inundação de e-mails e informações visuais pode aumentar o nível de estresse. De acordo com estudos, apesar de essas máquinas incríveis nos ajudarem a concluir diversas atividades, nós realmente superestimamos nossa habilidade de ser multitarefa em tempo integral.

6. Pegue um sol
Não, luz fluorescente não é uma boa fonte de vitamina D. Embora seja essencial se proteger de raios UVA e UVB através do uso de protetor solar, deixar o sol brilhar sobre sua pele é bom para seu corpo e sua mente. A vitamina D é sintetizada a partir da luz solar e ajuda a manter sua saúde, desde o controle de peso até a função imunológica.

7. Mantenha seu horário de sono
Já ouviu falar em fuso horário social? Isso acontece quando você muda drasticamente seus horários entre semana e final de semana e pode ter um efeito permanente sobre a sua capacidade de dormir. Embora seja bom ter de sete a oito horas de sono, nos fins de semana é melhor não desorientar seu relógio fisiológico completamente, ficando acordado até altas horas da madrugada e depois dormindo até meio-dia.

8. Medite
Todo mundo, de Oprah Winfrey a Bill Gates, adora e pratica meditação. E a ciência comprova: pesquisas mostram que essa prática pode reduzir o estresse e melhorar a capacidade de aprender.

9. Não leve sua pasta para casa
Faça uma pausa do trabalho. Um intervalo de verdade. Então, não leve seu material com você para o final de semana, assim vai ser mais fácil resistir a resolver questões profissionais durante seu período de descanso.

10. Não faça programação
Os benefícios criativos do tempo livre são comprovados. Deixe sua mente vagar e mude seus planos de acordo com seu humor. Isso pode até mesmo ajudá-lo a chegar a uma grande ideia ou solução para um desafio profissional.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também