Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

inec

Confiança do consumidor tem 2ª alta seguida

30 AGO 12 - 12h:40agência brasil

A confiança do consumidor brasileiro na economia aumentou em agosto pelo segundo mês consecutivo, segundo o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgado hoje (30) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice é elaborado com base em pesquisa realizada entre os dias 16 e 20 deste mês, com 2.002 pessoas de todo o país.

Segundo a CNI, o índice subiu 0,4% ante julho e 1,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Ao atingir 113,4 em agosto, o indicador retomou o patamar de dezembro de 2011, o melhor desde fevereiro daquele ano.

Os três componentes do índice que puxaram o Inec para cima em agosto foram os de situação financeira, compras de bens de maior valor e expectativas quanto ao desemprego. No caso da situação financeira, a melhora foi de 2,1% em relação a julho e 1,9% em relação a agosto do ano passado.

O componente de expectativas quanto ao desemprego aumentou 1,3% em relação ao mês passado, saindo de 126,1 para 127,7. Isso reflete o aumento no percentual de entrevistados que esperam queda no desemprego.

O indicador de compras de bens de maior valor saiu de 110,3 em julho para 112,1 em agosto, em um aumento de 1,6%. O índice de endividamento da população caiu 1,8% em agosto na comparação com julho, mas ainda está 2,2% acima do verificado no mesmo mês do ano passado.

Segundo a CNI, o mesmo ocorreu com o componente de expectativas da inflação, em que os entrevistados respondem se estão preocupados com a evolução dos preços nos próximos seis meses. O indicador recuou 1,1% neste mês em relação a julho, mas ficou 8% acima do de agosto do ano passado.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

78 SETORES

Autorização para trabalho aos domingos e feriados será permanente

MERCADO FINANCEIRO

Dólar recua 1% e tem maior queda do mês com declarações de Trump e Draghi

Nove são presos por suspeita de envolvimento com furto de cocaína em delegacia
INVESTIGAÇÃO EM SIGILO

Nove são presos por envolvimento com furto de cocaína em delegacia

Acusada de negligência, prefeitura renova licença do Alphaville 3
DEZ ANOS

Acusada de omissão, prefeitura renova licença do Alphaville

Mais Lidas