domingo, 15 de julho de 2018

INDÚSTRIA

Confiança atinge maior nível do semestre

28 DEZ 2010Por VALOR ECONÔMICO08h:02

O otimismo do setor industrial mostrou recuperação em dezembro, atingindo o maior nível do segundo semestre, mostra sondagem industrial realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança da Indústria (ICI) chegou aos 114,5 pontos no último mês do ano, o que representa um avanço de 1,6% em relação aos 112,7 pontos apurados em novembro, considerando o ajuste sazonal. Com o crescimento, o indicador iguala-se à média do ano.

O Índice da Situação Atual (ISA), que mensura o grau de satisfação com o ambiente atual dos negócios, avançou de 1,3%, para 116,2 pontos. O volume de empresas que avaliaram a situação dos negócios como fraca caiu de 13% na leitura anterior para 4,7% em dezembro.

O índice de Expectativas (IE), que reúne as perspectivas dos empresários industriais para os meses seguintes, apresentou elevação de 1,9%, recuperando o patamar de outubro (112,8 pontos). Os industriais mostraram-se mais otimistas sobretudo em relação ao nível de emprego. Das 1.196 empresas consultadas, 31% prevêem ampliar o contingente de mão de obra entre dezembro e fevereiro.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (NUCI) elevou-se de 84,5% em novembro para 84,9% em dezembro, voltando à média do ano. No entanto, no último trimestre do ano, a média ainda ficou 0,3 ponto percentual abaixo da capacidade utilizada no segundo trimestre.

Leia Também