domingo, 22 de julho de 2018

ELETROSUL

Concluído programa de monitoramento de fauna da UHE São Domingos

25 JAN 2011Por BRUNA LUCIANER04h:00

Localizado na divisa entre os municípios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo, nas águas do rio Verde, a aproximadamente 250 quilômetros de Campo Grande, o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica (UHE) São Domingos está a todo vapor. Para minimizar os impactos na fauna terrestre presente no local do empreendimento, a Eletrosul está implantando o Plano Básico Ambiental. 

Como parte deste plano, em outubro foi concluído o monitoramento de animais no entorno da obra. Foram realizadas quatro campanhas de levantamento das espécies no período de fevereiro a outibro. De acordo com normas estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foram necessárias duas campanhas nas estações mais secas e duas nas mais chuvosas, para um estudo mais aprofundado da fauna terrestre da região. 

O monitoramento foi realizado por diferentes metodologias, que incluem observação, visualização de tocas, fezes, rastros ou pegadas de animais. Também foram usadas armadilhas simples, armadilhas de queda e armadilhas fotográficas, que são as câmeras com sensor de movimento. Também foram ouvidos relatos de moradores da região, para um melhor entendimento da vida selvagem do local.

De acordo com Djoni Diosel Lopes, biólogo do Departamento de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente da Eletrosul, os dados colhidos possibilitam um melhor entendimento sobre a fauna terrestre presente na área da usina. Essas investigações também permitem estabelecer estratégias para futuros estudos e programas de conservação da fauna.

A próxima etapa da construção da Usina Hidrelétrica São Domingos será a supressão da vegetação presente na área que será alagada, prevista para acontecer a partir de março. "A supressão da vegetação ocorre por questões de segurança e também para garantir a qualidade da água do futuro lago", afirma o biólogo.

O afugentamento dos animais para áreas próximas de seu habitat natural é o primeiro passo desta atividade. Os animais também podem ser resgatados e transferidos a outros lugares.

Leia Também