Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CARROS

Concessionárias têm 289 mil veículos com IPI reduzido

Concessionárias têm 289 mil veículos com IPI reduzido
08/01/2014 16:00 - FOLHA PRESS


As concessionárias de veículos de todo o país iniciaram o ano com quase 300 mil carros com preços de 2013, sem o reajuste do aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) vigente desde o início do mês.

Ao final de dezembro, as lojas acumulavam um estoque de 289 mil carros, nível suficiente para 25 dias de vendas. O dado do último mês de 2013, divulgado ontem pela Anfavea (associação das montadoras), é o mais recente disponível.

Cerca de 60 mil unidades desse total já foram vendidas no início deste ano, segundo dados preliminares das revendas.

O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros populares, que tem a alíquota mais baixa, subiu para 3% em 1º de janeiro. A alíquota havia sido reduzida a zero em 2012 e recomposta para 2% no ano passado.

Para minimizar o impacto nas vendas, o governo adiou para julho a retomada completa do tributo, para 7%.

Cálculos das montadoras estimam uma alta de 1,1% no preço dos carros para com o primeiro reajuste. Um carro de R$ 30 mil, por exemplo, passaria a ter um custo adicional de R$ 330.
 

Felpuda


Engana-se quem acha que diminuiu a voracidade de ter fatia de cobiçado bolo por parte de “quem manda”. O recuo realmente houve, mas só por enquanto e por uma questão de estratégia, até porque, nas primeiras investidas, as portas não se abriram. E continuam fechadas. Mas quem conhece bem a dita figurinha aposta que ela não desistirá até encontrar, digamos,  um “chaveiro amigo”. Essa gente não sossega nem diante da pandemia... Afe!