sexta, 20 de julho de 2018

APRESENTAÇÃO ÚNICA

Concerto erudito

29 NOV 2010Por Thiago Andrade00h:15

Em comemoração dos 90 anos da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira (AECNB), Campo Grande recebe a pianista japonesa Yoko Tokue para única apresentação amanhã, às 20h, na sede da associação. O convite para o recital da pianista na Capital veio por meio do cônsul- geral do Japão, Kazuaki Obe, que se tornou parceiro da comunidade japonesa no Estado. A parceria do consulado geral com a Associação Nipo Brasileira, com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, oferece aos campo-grandenses um encontro com uma das grandes pianistas contemporâneas.

Além de interpretações de clássicos da música erudita como Beethoven, Mendelssohn, Liszst, Tokue abre espaço no repertório para os modernismos de Heitor Villa-Lobos, um dos principais compositores brasileiros, além das trilhas sonoras de filmes como “O poderoso chefão” e “O sol por testemunha”. Para o presidente da AECNB, Bernardo Tibana, o concerto é um momento memorável para a comunidade nipo-brasileira e para a cena cultural de Campo Grande.

Yoko Tokue estuda piano desde os quatro anos de idade. Nascida em Tóquio, rumou para Paris, graduando-se pelo Conservatório Nacional Superior de Música em Paris, em 1973. Após seis anos, ela recebeu o prêmio Wolsey & Keithill, na Inglaterra, em concurso, demonstrando suas habilidades ao piano. A trajetória da pianista é pontuada por grandes apresentações e importantes prêmios europeus e japoneses de música erudita.  Em 2008, participou das gravações de um disco em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Após o concerto em Campo Grande, Yoko vai para o Rio de Janeiro.

“Ela está entre os expoentes da música erudita no mundo e se apresenta gratuitamente aqui na Capital. A associação comemora 90 anos e são os moradores da cidade que recebem o presente”, brinca Tibana. Também em comemoração do aniversário da associação foi realizado em junho deste ano a Semana da Cultura Japonesa em Campo Grande. “Nossa comunidade sempre foi expressiva no Estado. Não poderíamos deixar este aniversário passar em branco”, pontua o presidente. Além do concerto, Yoko realiza na manhã de hoje oficina de música clássica com alunos da Escola Visconde de Cairu.

 

Leia Também