Campo Grande - MS, terça, 21 de agosto de 2018

SÃO BENEDITO

Comunidade Tia Eva inícia programação da 92ª Festa

16 ABR 2011Por DA REDAÇÃO00h:00

A comunidade remanescente de quilombo Eva Maria de Jesus (Tia Eva) e a Associação dos Descendentes de Tia Eva já estão articulando a realização da 92ª Festa de São Benedito. A festividade será realizada no período de 13 a 22 de maio, deste ano, na Capital.

“Eu tenho muito carinho pela comunidade e tenho participado dos eventos. É um local que serve de aprendizado. É uma escola, a convivência com a comunidade de São Benedito”, afirmou a coordenadora de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul (Cppir), Raimunda Luzia de Brito, ao receber ontem (15), na Secretaria de Estado de Governo, a presidente da Associação dos Descendentes de Tia Eva, Lúcia da Silva Araújo

São Benedito

A festa de cunho religioso teve início no século passado, quando a ex-escrava Eva Maria de Jesus (Tia Eva) recebeu uma cura de seu santo de devoção, São Benedito. Como forma de gratidão passou a pagar a promessa por causa da graça recebida. Durante as festividades são realizadas missas, novenas, procissões, atividades esportivas (torneio de futebol), atividades culturais (palestras, apresentações culturais e bailes).

Em 26 de abril de 2008, a Fundação Cultural Palmares concedeu a Certidão de Autodefinição como Comunidade Remanescente de Quilombos aos descendentes de Tia Eva. A comunidade atualmente é constituída por cerca de 115 famílias, a maioria negras. No dia 5 de maio de 1998, a Igrejinha de São Benedito recebeu o definitivo tombamento como parte do Patrimônio Histórico de Mato Grosso do Sul, pelo governo do Estado.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também