Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Dia do Índio

Comunidade comemora com disciplinas indígenas em escola

19 ABR 11 - 14h:00DA REDAÇÃO

O Dia do Índio é comemorado hoje com festividades pela comunidade indígena de Marçal de Souza em Campo Grande. Alunos da escola municipal Sulivan Silvestre de Oliveira realizam a 13ª Feira Cultural Indígena, com apresentações culturais típicas, amostra de trabalhos artesanais e almoço.

O evento contou com a presença do prefeito Nelsinho Trad, que comentou que a Capital tem exemplo de cultura indígena na escola da comunidade, que possui as disciplinas de Arte e Cultura Terena e Língua Terena na grade curricular, “Nada melhor para comemorar esta data do que cultivar os hábitos e costumes indígenas” completa.

Também estavam presentes ao evento a secretária municipal de Educação de Campo Grande, Maria Cecília Amêndola da Motta e a cacique da comunidade, Enir Bezerra e a diretora da escola, Lucimar Trindade.  

Em seu discurso a cacique destacou a importância da preservação cultural e da proposta pedagógica instituída na escola. Ela afirmou sempre cobrar melhorias para a comunidade e estar à espera de novidades.  

Atualmente a escola conta com 400 alunos, muitos deles não são indígenas mas aprendem a cultura igualmente aos outros. Segundo a diretora Lucimar Trindade, existe uma lei que obriga o aprendizado das línguas africanas e indígenas, “Essas disciplinas são uma forma de cumprirmos o que diz na lei”, finaliza. Ela revelou que o projeto é piloto, mas a pretensão é implementá-lo em outras escolas e, posteriormente, em território nacional.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

São Paulo mantém boa fase e vence Athletico-PR na Arena da Baixada
BRASILEIRÃO

São Paulo mantém boa fase e vence Athletico-PR

Nova decisão proíbe início de obra no Parque dos Poderes
ESTACIONAMENTO

Nova decisão proíbe início de obra no Parque dos Poderes

Senado aprova MP da Liberdade Econômica sem previsão de trabalho aos domingos
BRASIL

Senado aprova MP sem previsão de trabalho aos domingos

Jornalista do Intercept se diz espantado com debate sobre sigilo de fonte
VAZA JATO

Jornalista do Intercept se diz espantado com debate sobre sigilo de fonte

Mais Lidas