Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

DIA DO ÍNDIO

Comunidade comemora com disciplinas indígenas em escola

Comunidade comemora com disciplinas indígenas em escola
19/04/2011 14:00 - DA REDAÇÃO


O Dia do Índio é comemorado hoje com festividades pela comunidade indígena de Marçal de Souza em Campo Grande. Alunos da escola municipal Sulivan Silvestre de Oliveira realizam a 13ª Feira Cultural Indígena, com apresentações culturais típicas, amostra de trabalhos artesanais e almoço.

O evento contou com a presença do prefeito Nelsinho Trad, que comentou que a Capital tem exemplo de cultura indígena na escola da comunidade, que possui as disciplinas de Arte e Cultura Terena e Língua Terena na grade curricular, “Nada melhor para comemorar esta data do que cultivar os hábitos e costumes indígenas” completa.

Também estavam presentes ao evento a secretária municipal de Educação de Campo Grande, Maria Cecília Amêndola da Motta e a cacique da comunidade, Enir Bezerra e a diretora da escola, Lucimar Trindade.  

Em seu discurso a cacique destacou a importância da preservação cultural e da proposta pedagógica instituída na escola. Ela afirmou sempre cobrar melhorias para a comunidade e estar à espera de novidades.  

Atualmente a escola conta com 400 alunos, muitos deles não são indígenas mas aprendem a cultura igualmente aos outros. Segundo a diretora Lucimar Trindade, existe uma lei que obriga o aprendizado das línguas africanas e indígenas, “Essas disciplinas são uma forma de cumprirmos o que diz na lei”, finaliza. Ela revelou que o projeto é piloto, mas a pretensão é implementá-lo em outras escolas e, posteriormente, em território nacional.

Felpuda


As definições no que se relaciona aos nomes para a disputa eleitoral vêm ocorrendo aqui e acolá. Pré-candidato que sonha comandar cidade o interior poderá deixar de ver o seu sonho realizado. É que o dito-cujo terá de enfrentar as lembranças de rumoroso caso que se tornou escândalo depois da denúncia de uma servidora. Há quem garanta que é só a campanha começar para a história ser contada capítulo por capítulo. Afe!