Computadores do futuro poderão ser movidos a água

Computadores do futuro poderão ser movidos a água
09/09/2012 19:00 - techmundo


Você já imaginou se o seu computador pudesse ser movido a água? Não estamos falando de refrigeração líquida, mas sim de processamento de dados feito graças a pequenas gotas de água. Essa é a mais nova tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Aalto University, nos Estados Unidos.

A logica utilizada está sendo chamada de “gotas hidrofóbicas”. O truque consiste em usar uma superfície que repele a água, se inclinando cada vez que uma pequena gota a atinge. Dessa forma, os cientistas calibraram o equipamento de maneira que, cada vez que a placa se oriente para um destino específico, seja possível registrar a sua posição.

Registrando a posição, é possível criar um mecanismo similar ao da leitura dos bits “0” e “1” em um computador, tornando as operações elementares tecnicamente possíveis apenas tendo um mecanismo à base de água como gerador de energia. O projeto ainda está em fase inicial de estudos, mas se mostra bastante promissor em seus primeiros resultados.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".