quinta, 19 de julho de 2018

FIM DE ANO

Comprar o presente certo para crianças evita acidentes

22 DEZ 2010Por Com informações do Zero Hora00h:01

No Brasil morrem por ano cerca de 5,3 mil crianças vítimas de acidentes. Outras 137 mil vão parar no hospital devido a quedas, arranhões e traumas, sendo que a maioria desses episódios ocorre dentro de casa. Os chamados acidentes domésticos são a principal causa evitável de morte de crianças com menos de 13 anos no país. Com a chegada das festas de fim de ano, os presentes e a decoração merecem atenção extra dos pais, pois podem se tornar perigosos para os filhos.
De acordo com o pediatra Aramis Lopes Neto, diretor do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o perigo de acidentes é potencializado quando a origem do brinquedo não é conhecida. Além disso, é importante avaliar o risco do objeto nas diversas faixas etárias. Para a coordenadora de Mobilização da ONG Criança Segura, Jaqueline Magalhães, os riscos que envolvem as festas de fim de ano são diferentes de acordo com a idade.

Cada idade, um perigo
ATÉ QUATRO ANOS
- Principais riscos: a criança tende a colocar na boca tudo o que encontra. O desenvolvimento do equilíbrio e da força nos braços ainda está começando. Brinquedos com peças pequenas podem causar asfixia e afogamentos em banheiras e baldes também são frequentes.
- Cuidados: a dica é evitar que a criança permaneça sozinha, especialmente durante os banhos, além de não deixar que ela brinque com objetos pequenos.

DE QUATRO A OITO ANOS
- Principais riscos: a curiosidade está cada vez mais intensa, por isso crianças nessa idade sofrem risco maior de choques e queimaduras causadas por aparelhos eletrônicos. Na cozinha, panelas e materiais de limpeza também representam risco de queimaduras e envenenamentos.
- Cuidados: vale conversar e explicar sobre os perigos. Embalagens em lugares altos e cabos de panelas protegidos também garantem mais segurança.

DE OITO A 13 ANOS
- Principais riscos: quedas são o perigo mais iminente. Skates, bicicletas e patins podem custar braços e pernas quebrados. Aparelhos de beleza, como chapinhas e secadores, podem causar choques e queimaduras.
- Cuidados: se você presentear a criança com bicicletas, patins ou skate, dê também protetores, como capacete e joelheiras. Acompanhe a criança quando ela for usar equipamentos elétricos.

Leia Também