Terça, 20 de Fevereiro de 2018

TRÊS LAGOAS

Comportas da Usina de Jupiá são abertas

21 JAN 2011Por Rose Rodrigues, Três Lagoas10h:32

O aumento da quantidade das chuvas na região de Três Lagoas começa a preocupar os técnicos da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), que nesta sexta-feira decidiram abrir as comportas das usinas de Jupia (Três Lagoas) e Porto Primavera (Batayporã), em função do aumento do nível operacional. A empresa, no entanto, esclarece que a situação é de normalidade e a operação não vai acarretar riscos a populações ribeirinhas.  Conforme o boletim divulgado, as comportas foram abertas na posição mínima e que a situação está sendo monitorada.  A operação de abertura é coordenada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e tem a função de manter os reservatórios das hidrelétricas nos níveis recomendados pelo Plano Anual de Prevenção de Cheias, do Sistema Interligado Nacional (SIN).
O reservatório da usina hidrelétrica de Ilha Solteira, que atua como controlador de cheias,também no Rio Paraná e que fica a 70 quilometros de Três lagoas ainda não teve as comportas abertas e conta com  boa capacidade de armazenamento, 79,70% da capacidade utilizada. Já a usina de Jupiá, que fica no mesmo rio e que recebe as águas do Rio Tietê, vai aumentar a descarga das comportas passando de 7.300 para 7.800 metros cúbicos por segundo.
Desde a última segunda-feira a CESP passou a oferecer o serviço Telecheia,  que tem como objetivo de prevenir a população para riscos de enchentes e destruições ao longo do Rio Paraná. O Telecheia atende pelo telefone 0800-647-9001, é um serviço gratuito de atendimento à população, onde são informados os níveis e vazões que estão sendo praticados no momento, os programados para o dia e os previstos para o dia seguinte. O serviço funciona no Centro de Controle da Produção da CESP que está localizado na Usina Hidrelétrica Jupiá, no rio Paraná, entre os municípios de Três Lagoas (MS) e Castilho(SP).

 

Leia Também