Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

GASTOS

Como se preparar para um MBA?

16 OUT 2010Por Infomoney10h:00

Indicado a quem já atua no mercado, especialmente diretores, gestores e executivos em geral, os cursos de MBA (Master Business Administration) não costumam ser a opção mais barata quando o assunto é atualização profissional. Se a opção for por um MBA no exterior, os gastos aumentam ainda mais.

O presidente da The MBA Tour, Peter Von Loesecke, afirma que os profissionais que pretendem cursar um MBA devem analisar as opções de financiamento, tanto as oferecidas pelas universidades como as por instituições brasileiras.

O executivo está em São Paulo para a edição brasileira do The MBA Tour 2010, que acontece neste sábado (16), no Hotel Hilton. No evento, haverá uma sessão de informações que irá discutir as opções de financiamento para os programas de MBA. “Nesta sessão, onde os estudantes poderão fazer perguntas, serão dadas orientações sobre bolsas de estudos, financiamentos e auxílio de renda”, disse Loesecke.

Tenho dinheiro suficiente?
De acordo com ele, o candidato a um MBA no exterior deve analisar com muita atenção as despesas que terá para viver onde pretende fazer o curso. “Despesas como moradia, alimentação, etc., são muito elevadas, e se uma universidade oferece alguma oportunidade especial nesse sentido, isso deve ser considerado no custo total como um diferencial”, aconselhou.

Uma vez entendidos os custos com a moradia e alimentação, o candidato precisa considerar a possibilidade de não ter um salário fixo para cobrir estas despesas. “Mas coloque na balança as oportunidades profissionais que poderão surgir quando você terminar o curso”.

Os estudantes também devem pesquisar se alguma universidade consegue oferecer a moradia por um custo menor ou até mesmo uma proposta de trabalho em troca de desconto nas mensalidades.

Loesecke acrescenta que não é necessário ter todo o dinheiro disponível logo no começo do processo de inscrição, mas é importante ter identificado pelo menos as fontes de financiamento, como ele vai fazer o pagamento. “É possível também conseguir bolsas de estudos e conversar diretamente com o representante de cada universidade ajuda a entender como é o processo para conseguir isso”.

Uma alternativa é trabalhar durante o curso, para ajudar nas despesas. O executivo salienta que há oportunidades de emprego, mas isso depende muito da escola e da localização. Alguns programas, por exemplo, oferecem trabalhos de meio período como um incentivo. “Por isso, é importante conhecer bem o perfil de cada universidade para entender qual se encaixa no perfil do candidato e atende às suas necessidades profissionais e pessoais”.

Feira no Brasil
Os interessados em participar da edição brasileira do The MBA Tour 2010 podem se inscrever gratuitamente pelo site http://www.thembatour.com/events/saoPaulo.shtml. Quem não realizar a inscrição até esta sexta-feira (15) deverá pagar, no local, uma taxa de R$ 10 para participar da feira.
 

Leia Também