domingo, 22 de julho de 2018

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

Comissão do Senado promove seminário no Pantanal

26 OUT 2010Por AGÊNCIA SENADO01h:01

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal promove, de 11 a 14 de novembro, na Estância Ecológica Sesc Pantanal, em Poconé (MT), o Seminário Internacional Educação e Meio Ambiente.

O evento - que terá uma programação técnico-científica (com painéis temáticos) e outra vivencial (baseada em práticas e atividades ecoturísticas e de proteção ambiental) - está sendo organizado em parceria com o Sistema Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC-Sesc-Senac). A iniciativa é dos senadores Flávio Arns (PSDB-PR), Marisa Serrano (PSDB-MS), Romeu Tuma (PTB-SP) e Sérgio Zambiasi (PTB-RS).

O objetivo do seminário é destacar o papel da educação e do meio ambiente no despertar da sociedade para um novo modelo de desenvolvimento econômico baseado na sustentabilidade e alinhado com os princípios do ecoturismo. Durante os painéis serão apresentadas experiências e práticas nacionais e internacionais focadas na difusão do saber ambiental comprometido com a conservação e com a ecologia.

Entre os participantes do seminário estarão Cem Özdemir, co-presidente do Partido Verde alemão; Isabel Martinez, dirigente do programa de educação ambiental do escritório regional para a América Latina do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma); o escritor e jornalista libanês Amin Maalouf, vencedor do prêmio Príncipe das Astúrias das Letras 2010; e Michael Becker, coordenador do Programa Cerrado-Pantanal para Sempre, do WWF-Brasil.

Também foram convidados como conferencistas a ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira; Rachel Trajber, coordenadora-geral de Educação Ambiental da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação; Washington Novaes, jornalista especializado em meio ambiente e culturas indígenas; e Luiz Carlos de Menezes, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

Completam a lista de conferencistas que deverão participar do evento o ministro da Educação Escolar, Infância e Juventude da Austrália, Peter Garrett; a senadora Marina Silva (PV-AC); Enrique Leff, economista mexicano professor de ecologia política e políticas ambientais na pós-graduação da Universidade Nacional Autônoma do México; e Leopoldo Garcia Brandão, consultor em meio ambiente para a presidência do Conselho Nacional do Sesc.

A presidente da Comissão de Educação, senadora Fátima Cleide (PT-RO); o presidente da Confederação Nacional do Comércio, Antonio Oliveira Santos; e o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, participarão da solenidade de abertura. As mesas temáticas agendadas são: "Ação governamental - A experiência nacional e a prática curricular", "Experiências internacionais" e "Um olhar para o futuro".

Fora dos horários dos painéis os parlamentares e demais participantes do evento poderão acompanhar vivências e atividades desenvolvidas na Estância Ecológica Sesc Pantanal localizadas nos municípios de Poconé e Barão do Melgaço. Além de abrigar ecotécnicas (como energia solar, telhado verde, aproveitamento e reuso da água da chuva, compostagem do lixo orgânico e manejo florestal ou de florestamento legal), a estância conta com a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do País, a RPPN Sesc Pantanal, com 106 mil hectares.

Leia Também