Campo Grande - MS, sábado, 18 de agosto de 2018

MANIFESTO

Comissão de Anistia participa do Sábado Resistente em São Paulo

29 MAI 2011Por DA REDAÇÃO01h:00

 A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça participa do Sábado Resistente no próximo dia 4 de junho. Promovido pelo governo de São Paulo no Memorial da Resistência de São Paulo, o evento tem como tema A Comissão da Verdade: a ferramenta necessária para o esclarecimento definitivo da História da ditadura militar no Brasil. O presidente da Comissão de Anistia e secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, participa do debate.

As comissões da verdade têm sido utilizadas em vários países, a exemplo da Argentina e do Chile como forma de esclarecer o passado em países que passaram por regimes ditatoriais. No Brasil, a implementação do mecanismo permitirá à população saber o que aconteceu durante a repressão militar (1964-1985) e coibir práticas de abusos e violações de direitos humanos ainda persistentes no país.

Durante o evento, será distribuída a cartilha Comissão da Verdade – Por que, o que é e o que temos que fazer. Também serão homenageados cidadãos que lutaram para que o Comitê Brasileiro da Anistia (CBA) de São Paulo tivesse um papel fundamental na luta pela anistia no Brasil.

Sábado Resistente

O Sábado Resistente é um espaço de discussão para pesquisadores, estudantes e interessados no debate sobre a repressão militar. A organização é do Núcleo de Preservação da Memória Política do Fórum dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo e do Memorial da Resistência de SP. A atividade acontece duas vezes por mês na capital paulista.

Leia Também