Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

MATO GROSSO DO SUL

Comércio e serviços geraram 57 vagas por dia

19 NOV 2010Por Da Redação16h:41

Os números divulgados hoje pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostraram um dado já aguardado pelo setor terciário de Mato Grosso do Sul: mais de 96% das vagas geradas em outubro estão nos setores de comércio e serviços, que juntos criaram, em média, 57 novos empregos ao dia.

O presidente da Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Bens,Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul), Edison Ferreira de Araújo, observa que os números refletem as contratações temporárias, às vésperas do Natal. Só em Campo Grande a data deve movimentar R$ 65 milhões, segundo a pesquisa sazonal encomendada pela entidade e desenvolvida pela Fundação Manoel de Barros e Uniderp-Anhanguera.

“Considerando que os pedidos de seguro-desemprego em nosso setor atingiram o menor nível do ano em setembro temos muito o que comemorar. Mostra que o crescimento do setor é sustentado e que nossa economia permanecerá aquecida”, avalia. Quanto aos temporários, a perspectiva é que taxa de efetivação supere os 30%.

De acordo com os dados do Caged, em outubro foram geradas ao todo 1.822 empregos celetistas no Estado, dos quais 1.199 no comércio e 552 no setor de serviços.

Nos primeiros dez meses do corrente ano, houve acréscimo de 27.122 postos (aumento de 7% no estoque), dos quais 12.971 nos setores de comércio e serviços, ou seja, 47,82% das novas vagas. O desempenho do mercado formal de trabalho no acumulado de janeiro a outubro deste ano é o segundo melhor de toda a série histórica do Caged.

Leia Também