Sábado, 24 de Fevereiro de 2018

Paraguai

Comércio do Paraguai cresce 40% por conta do feriadão brasileiro

3 NOV 2010Por EDILSON JOSÉ ALVES Ponta Porã04h:15

Os comerciantes de Pedro Juan Caballero aumentaram o faturamento durante o feriadão do dia de finados. As lojas de importados ficaram lotadas durante todo o dia e conforme a estimativa da Câmara de Comércio, o movimento pode ter crescido cerca de 40% em relação ao mesmo período no ano passado. Apesar de ser um povo tradicionalmente religioso, a maioria dos comerciantes optou por trabalhar no dia de reverência aos mortos.

Logo pela manhã as lojas de Pedro Juan Caballero registravam movimento intenso. As principais avenidas, Dr. Francia e Marechal Estigarribia, estavam com os espaços de estacionamento lotados de carros com placas brasileiras. A maioria dos clientes procurava novidades, principalmente nas áreas de eletrônicos e de informática.

Para a Câmara de Comércio do Paraguai, os feriados prolongados no Brasil são as melhores datas para vendas no comércio de Pedro Juan Caballero. A estimativa é de que nesse ano o movimento de turistas aumentou cerca de 40% em relação ao ano passado. Várias lojas investem pesado em publicidade e lançam campanhas promocionais para atrair os brasileiros.

Para o departamento de marketing do Shopping China, o feriado de Finados só perdeu neste ano para o feriadão da divisão do Estado e da padroeira do Brasil, quando cerca de 30 mil pessoas passaram pelo local. Ontem à tarde, a gerência informou ao Correio do Estado que pelo menos 20 mil pessoas já haviam passado para fazer compras durante o feriadão e que a loja só encerraria o expediente às 19h.

 Dólar
O feriadão aliado à valorização do real frente ao dólar americano são os grandes atrativos para os turistas. Ontem no comércio de Pedro Juan Caballero, a moeda americana estava cotada nas lojas a R$ 1,83. Mesmo assim, várias lojas lançaram promoções e reduziram preços de vários produtos, como forma de chamar ainda mais a atenção dos consumidores.

As lojas paraguaias vendem a prazo nos cartões internacionais e alguns comerciantes também facilitam os pagamentos com cheques pré-datados. O presidente da Câmara de Comércio, Khalil El Hage, disse que o comércio de Pedro Juan Caballero está em ascensão e que a qualidade dos produtos e facilidades para negociações são grandes atrativos.

Leia Também